sábado, 31 de maio de 2008

SEMINÁRIO SOBRE A RELAÇÃO FÉ E POLÍTICA

“Não há nada mais político do que dizer que religião nada tema ver com a política”
(Desmond Tutu, Bispo sul-africano, prêmio Nobel da Paz)
Palestrantes:¨ Bruno Menezes – Paróquia N. S. Auxiliadora¨
Thiago Damato – Juventude Franciscana - Porciúncula
Convidado:¨ Frederico Félix – Secretário fraterno regional (RJ/ES) da Juventude Franciscana do Brasil.¨
Data 31/05/2008 – SÁBADO¨
Local: Rua Sete de Setembro, 279 – salão de eventos¨
Horário: 17 horas

sexta-feira, 30 de maio de 2008

AFINAL, O QUE ACONTECEU?


Um convite para uma palestra com o Professor Sergio Abranches no dia 29/05/2008 às 14h no ICHF –sala 510 - Campus do Gragoatá/UFF, deixou três pessoas, sendo que eu era uma delas, a ver navios sem nenhuma explicação. Acontece, que ninguém no local estava informado e sequer a sala aberta, pois não houve comunicação do evento aos funcionários.
Se por acaso tivesse havido um imprevisto ou um cancelamento, não seria lógico que os organizadores (as) deixassem pelo menos um aviso na porta?
Uma coisa me intriga: somente três pessoas para uma palestra cujo tema era: “Políticas ambientais e estratégias para um novo desenvolvimento”?
Foi uma pegadinha esse convite?

quarta-feira, 28 de maio de 2008

NOSSA CÂMARA

Nota 1 -O que terá acontecido para que o vereador Marival Gomes vice-presidente da Câmara Municipal de Niterói, tenha pedido o afastamento da Mesa Diretora durante o mês de junho, após ter ocupado a tribuna para saber dos 43 Projetos do ano de 2005, que ainda não foram apresentados para votação e que muitos deles sequer se sabe em que Comissão se encontra? Determinou que todos os Projetos com os pareceres das devidas Comissões estejam no DL (Departamento Legislativo) na próxima semana.
O vereador Marival cobrou de toda a Mesa um posicionamente firme sobre o assunto e queixou-se do que chamou de “processo desorganizado nos gabinetes”, que tem levado a Câmara dos Vereadores de Niterói a ser exposta pelo Jornal “O Globo” como inoperante. O vereador Fernando de Oliveira Rodrigues, (FOR) sugeriu que o Presidente José Vicente Filho, envie ao referido jornal, os projetos já aprovados pela Casa.
E agora, continua valendo a exigência do vereador Marival, mesmo depois do seu pedido de afastamento da Mesa Diretora?

Nota 2
– Nesta terça-feira (27/05), o Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento o vereador Carlos Macedo e na presença dos vereadores Waldeck Carneiro e Renatinho, deu início à segunda Audiência Pública da LDO de 2009. Somente quatro moradores do Pé Pequeno, reivindicando a promessa feita e ainda não cumprida pelo governo do Prefeito Godofredo Pinto em fazer uma rampa na Rua Miracema e querendo saber será incluída no orçamento; um representante do Fé e Cidadania e um representante do FPO de Niterói, compareceram.
Por não se sentir contemplada em suas sugestões e reivindicações, a população está cada vez mais desinteressada desse processo que deveria ser democrático e participativo, fazendo com que a audiência não durasse mais do que 30 minutos!

Nota 3 - A proposta do vereador Magaldi, chegou a dar um susto em seus pares e nas pessoas que acompanhavam a sessão: Criar um pedágio em Niterói na Ponte Costa e Silva para conter os bandidos que vêm assaltar em Niterói e principalmente na Alameda!
Alegou que alguém tem que ter alguma idéia sobre o assunto!
Será que ele acha que a cidade tem pouco congestionamento?

Nota 4
– Por que será que os nossos vereadores, vivem apresentando projetos com o mesmo teor de outros já aprovados e sancionados? Será que é por que não estão disponíveis no Sistema da Casa ou por falta de interesse dos gabinetes em se informarem, ou até quem sabe, porque não são executados?

quinta-feira, 22 de maio de 2008

CONVITE

CONVITE
O FÓRUM MUNICIPAL DO LIXO E CIDADANIA DE NITERÓI
E
O FÓRUM MUNICIPAL DO LIXO E CIDADANIA DE SÃO GONÇALO,
CONVIDAM PARA O 1º DEBATE
"POLÍTICAS PÚBLICAS:
O LIXO E A COLETA SELETIVA INCLUSIVA."
DIA 28 DE MAIO (QUARTA-FEIRA)
às 19 h
NA CÂMARA MUNICIPAL DE NITERÓI



Fórum Municipal Lixo e Cidadania de Niterói

Reuniões aos sábados, 17 horas
Igreja Santuário das Almas
Rua Álvares de Azevedo, XXX - Icaraí

OCASIONAL OU INTENCIONAL



A Câmara Municipal de Niterói, está sendo alvo de um grande “mico”. Discussões, defesas, acusações, enfim, a verdade é que houve um equívoco injustificável na votação do Projeto de Lei nº. 33/2008, que foi votado no dia 14/05/2008 (quarta-feira) e que chegou a plenário com uma redação diferente daquela que havia sido enviada pelo DL (Departamento Legislativo) aos gabinetes, havendo, portanto, interpretações diferenciadas entre os vereadores, pois uns dizem que votaram no parágrafo único e outros no Art. 1º.
Projeto de Lei nº. 33/2008
“Autoriza o Poder Executivo a contratar financiamento junto à União, por meio da Caixa Econômica Federal, na qualidade de Agente Financeiro, a oferecer garantias e dá outras providências correlatas”.
Art. 1º ´Fica o Poder Executivo autorizado a contrair e garantir financiamento junto a União, através da Caixa Econômica Federal, até o valor de R$ 9.700.000,00 (nove milhões e setecentos mil reais), obedecidas as demais prescrições legais à contratação de operações especiais, que visa à implantação do Programa de Saneamento para Todos, afim da execução do projeto de macro drenagem da Rua Presidente Backer, no bairro de Icaraí.
Parágrafo único: Os recursos resultantes da operação de crédito autorizada neste artigo
São provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e serão obrigatoriamente aplicados na execução de projeto integrante do Programa Nacional de apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros (PNAFM).

Em nossa avaliação, isso acontece, porque: ou não há interesse, ou porque os assuntos a serem discutidos e votados em cada sessão, não são disponibilizados com a antecedência que se faz necessária para o conhecimento e análise dos senhores vereadores. É indispensável um empenho de toda a sociedade para que haja uma maior transparência no Legislativo e Executivo: SEM TRANSPARÊNCIA NÃO HÁ DEMOCRACIA.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

SALVEM O CINEMA ICARAÍ !

Segunda-feira, 19 de Maio de 2008

Um pequeno, mas valente grupo está retomando as manifestações em favor da preservação do Cinema Icaraí. Sabemos que não é fácil lutar contra a especulação imobiliária que tornou-se como uma praga na cidade de Niterói, mas também sabemos que nos mantermos apáticos só agravará o desânimo que tem se apossado da maioria da população que já não acredita nos políticos e caminha para achar que também o povo não tem força suficiente para mudar atos descabidos de autoritários governantes, seja no executivo, seja no legislativo. O que precisamos é da participação da população aos atos que estão sendo programados para salvar o Cinema Icaraí. No dia 01/06 às 10h, esperamos você, sua família e amigos em frente ao cinema. Se você tiver fotos ou artigos que falem do Cinema Icaraí, leve para construirmos um mural de sua história. Manifeste-se também nesse blog, pois ele é um espaço democrático e aberto a todos e todas que lutam pelo direito sagrado de cidadania que é participar das decisões em sua cidade, estado e país.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

AVE MARINA

Recebi de uma amiga e partilho com meus amigos e amigas.


Lembro-me daquela mulher que de perto me pareceu tão frágil na “1ª Conferência Nacional de Cultura” em Brasília, em dezembro de 2006. Aquela doce mulher, de estrutura tão franzina quanto a da madre de Calcutá que eu já admirava tanto, me impressionou muito. Ela estava apenas de passagem pela conferência, fora apenas cumprimentar os participantes.
Deram-lhe o microfone e ela começou a declamar um poema que havia acabado de escrever. No imenso salão se fez o mesmo silêncio da floresta amazônica, quando canta o Uirapuru.

Aquela mulher era Marina Silva que durante todos esses anos em que esteve no Ministério do Meio Ambiente não demonstrou ser aquela figura frágil que conheci em Brasília. Pelo contrário, lutou como uma loba em defesa da floresta amazônica e dos povos que ali vivem.
A fragilidade de Marina Silva é a do bambu que se curva ao sabor dos ventos, mas não se quebra. Foi a impressão que me ficou. A pessoa que me fotografou com ela estava tão emocionada quanto eu, e a foto saiu tremida, imprestável. O que até hoje lamento.
Naquele Congresso de Cultura, em que ela apareceu como um cometa, apenas de passagem, foi a estrela maior. Depois do seu poema nada mais valia a pena ser dito ali. Melhor que tivéssemos vindo embora.
Hoje minha alma está de luto. O governo Lula perde sua maior estrela. Sua figura mais brilhante, mais carismática. Pra mim esta saída constitui uma derrota para todos nós. E encerro com um poema que escrevi há algum tempo, mas que pra mim diz o que sinto hoje:

o leme deste barco
está sem rota
a quilha rebentou
contra tantas tempestades
e eu me esqueci
o barco era de crepom
e chovia naquela noite

risomar...

quarta-feira, 14 de maio de 2008

"CADA UM EXERCE O SEU MANDATO DA MANEIRA QUE QUER."

“CADA UM EXERCE O SEU MANDATO DA MANEIRA QUE QUER”


Essa frase é bastante significativa, se levarmos em conta que ontem aconteceu na Câmara de Vereadores de Niterói, a primeira Audiência Pública da LDO 2009, com a ausência de 16 dos vereadores da Casa, levando-se em consideração que o total é de 18.
A referida frase foi dita pelo Vereador Carlos Macedo – Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, a partir da reflexão de Maria do Carmo Reis do Fórum Popular do Orçamento de Niterói, que questionou a ausência dos senhores vereadores, numa audiência de tão grande importância para o Município e que começou às 20h40 min, portanto com 40 minutos de atraso, o que já estava incomodando às cinco pessoas que compareceram, assim como aos funcionário requisitados para trabalhar.
Também os movimentos sociais devem fazer uma auto-avaliação no que diz respeito a sua participação, uma vez que, seja por desânimo em não ver suas reivindicações atendidas, seja por não acreditarem mais no processo participativo, deixam de comparecer. O vereador Paulo Eduardo Gomes que é um dos membros da comissão e esteve presente, entre outras coisas, destacou a arrecadação do município que estava prevista em 679 milhões para o ano de 2007 e conseguiu ultrapassar a meta com uma arrecadação de 810 milhões.
PRÓXIMA AUDIÊNCIA PÚBLICA DA LDO - 27 DE MAIO ÀS 20h

domingo, 11 de maio de 2008

SEM TRANSPARÊNCIA NÃO HÁ DEMOCRACIA

Este será um espaço de comunicação com pessoas que se interessam em saber um pouco mais sobre o que é e o que faz o Grupo Fé e Cidadania do Santuário das Almas.
Entre muitos trabalhos que vimos fazendo ao longo dos nove anos de existência, o acompanhamento ao legislativo da cidade, tem sido o mais desgastante e talvez o mais frustante que já fizemos.
Há quatro anos, em todas as sessões plenárias da Casa, pelo menos uma pessoa, pacientemente acompanha os trabalhos dos vereadores. O que é observado no que diz respeito à assiduidade, comportamento e participação em debates, agora poderá ser encontrado neste blog.
Sendo este um ano de eleições municipais, lembramos que é no nível local que se tomam as principais decisões para a implementação de políticas públicas que atendam às necessidades do povo. Medidas para melhorar a educação, a saúde, o saneamento, o lazer são discutidas e aprovadas pela Câmara de Vereadores, para serem executadas pela Prefeitura. Portanto, uma escolha consciente e bem avaliada do seu candidato(a), será um passo importante para uma melhoria de vida de toda a população. Nós do Fé e Cidadania porém, acreditamos que a responsabilidade cidadã de cada pessoa, vai além do voto democrático e consciente. Ele tem que se estender a um acompanhamento cuidadoso e atento daqueles(as) que são responsáveis por decisões importantes na cidade. Exigir que haja transparência nos gastos públicos é uma das grandes reivindicações do Fé e Cidadania, assim como uma maior transparência nos Projetos apresentados pelos vereadores, para que a população possa se manifestar a favor ou contra.
Foi por esse motivo, que em agosto de 2007, o F&C encabeçou um abaixo-assinado contendo 3204 assinaturas, pedindo a implementação do site da Câmara, e que ele contivesse todas as informações necessárias para um verdadeiro acompanhamento. Passados nove meses,
o tempo de uma gestação, infelizmente, ainda não podemos contar com essa ferramenta democrática. Não é possível encontrar-se como cita o Regimento Interno, a pauta completa 24 horas antes de cada sessão plenária; não se encontra uma ata atualizada e muito menos os Projetos dos vereadores. Convidamos a acessarem o site www.camaramunicipaldeniteroi.com.br e ao constatarem essas irregularidades, comunicarem-se com a Mesa Diretora, exigindo mais transparência. SEM TRANSPARÊNCIA NÃO HÁ DEMOCRACIA.

quinta-feira, 8 de maio de 2008