domingo, 26 de outubro de 2008

INTERESSE COM DATA MARCADA


Passadas as eleições os políticos desaparecem. Durante a campanha eles estavam nas praças, no calçadão da praia, no Campo de São Bento, nas portas das Igrejas e em cada esquina. De repente, a gente dava de cara com um candidato sorridente, amável e pronto para nos servir se estalássemos os dedos. Passadas as eleições, onde eles estão? Será que só voltaremos a vê-los daqui a quatro anos?
Os que perderam devem estar contabilizando os prejuízos financeiros, o desgaste emocional e a frustração de terem tido tão poucos votos... Outros, mais escolados, envolvidos com a política há mais tempo, mesmo tendo perdido, dependendo das alianças feitas, têm a esperança de serem convidados para assumir uma secretaria, ter um cargo de confiança e tanto mais. Os jornais até já especulam sobre os prováveis convidados!
No entanto, o mais estranho, é que mesmo os eleitos só tomando posse no dia 1º de janeiro, os vereadores da Câmara Municipal de Niterói já estejam fazendo conversas para escolher o presidente da Casa. Não seria lógico e normal que isso acontecesse após a posse, pois existe um espaço de tempo entre ela e o início efetivo dos trabalhos que regimentalmente só se iniciam no dia 15 de fevereiro?
Difícil para nós, cidadãos e cidadãs comuns, é entendermos a lógica da política que se faz nos gabinetes e nas conversas reservadas onde as decisões são tomadas ignorando a vontade popular.
Uma estratégia política difícil de ser aceita, é a de fazer com que eleitos para cargos legislativos sejam alçados ao executivo dando espaço para que suplentes assumam a cadeira, embora essa prática já tenha se tornado habitual. É uma maneira de fazer com que os “perdedores” nas urnas não fiquem “desempregados”.
São mais quatro anos que temos pela frente. Será que esse tempo é suficiente para entendermos o processo político/eleitoreiro que nos confunde até a próxima eleição?

terça-feira, 21 de outubro de 2008

PRECONCEITO AMBIENTAL

PRECONCEITO: ONDE VOCÊ GUARDA O SEU?
Há algum tempo, foi lançada a campanha reflexiva sobre o preconceito. Muitas vezes nos julgamos livres de preconceito e mal nos damos conta que são muitas e diversas as formas que deixamos aflorar esse sentimento de repulsa indisfarçável pelo que nos parece inusitado.
O Dicionário Aurélio, assim define a palavra preconceito:
Conceito ou opinião formados antecipadamente, sem maior ponderação ou conhecimento dos fatos; idéia preconcebida.
Suspeita, intolerância, ódio irracional ou aversão a outras raças, credos, religiões, etc...
Também, o preconceito ambiental precisa ser combatido, pois percebemos que mesmo pessoas que se dizem esclarecidas, pouco sabem sobre como é importante o reaproveitamento e também como podem ser bonitos os objetos feitos com material reciclado. Além do mais, o artesanato feito com material reaproveitado e reciclado, tem se tornado no mundo todo, um fator importante na conscientização das pessoas para que prestem mais atenção ao planeta em que vivemos e que segundo muitos estudiosos, já tem sua capacidade esgotada em mais de 20%.
Como em todas as artes e produtos, existem objetos de bom e mau gosto, mas se pesquisarmos e procurarmos nos informar melhor, iremos descobrir peças incríveis feitas de jornal (arcas, cadeiras, mesas, porta-revistas...), de pet (cadeiras, poltronas...), de mosaicos de plástico (porta-lápis, porta-retratos, quadros...), enfim, uma série fantástica de objetos que nos ajudam a reaproveitar tantos e tantos materiais, que não fosse isso, estariam poluindo mais e mais a natureza.
Como tudo que é novo produz um sentimento de desconfiança, o que temos que fazer é procurar conhecer melhor o que está acontecendo nesse setor e aos poucos ir tirando lá do fundo do baú de nossa mente, aquele pré-conceito que não nos deixa ver com clareza a importância e a beleza de objetos feitos com material reaproveitado e reciclado.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

CRIME AMBIENTAL

Por mais que se tente justificar, o assassinato de centenas de árvores na Alamêda São Boaventura, deixa em todos nós, uma sensação de destruição, de pouco caso ao meio ambiente, um desamor pela natureza, uma irresponsabilidade pelo ecosistema. Sabemos da importância daquela via pública na ligação de Niterói com outros municípios e de como o excesso de veículos vem estrangulando o tráfego. No entanto, o bairro do Fonseca ficará mais quente, a poluição será maior, o desconforto aumentará, pois lá não estarão mais centenas de árvores que ajudavam a melhorar a qualidade do ar. O que dizer então da quantidade de pássaros que desaparecerão...

Que pena que o ser dito "humano", a cada dia, em nome do progresso perde a sensibilidade e prioriza o carro em vez da natureza!

Pelas árvores que tombaram, pelos pequenos animais que já não existirão naquele local, elevemos a Deus uma prece de perdão por não valorizarmos as coisas boas que Ele nos dá.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

COMPOSIÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE NITERÓI 2009/2012

Como será a composição da Câmara Municipal
de Niterói, em 2009/2012

11 vereadores reeleitos

¨ Felipe Peixoto __ PDT________ _8.206
¨ Renatinho______ PSOL_______ _4.452
¨ Beto da Pipa ____ PMDB________4.232
¨ Waldeck Carneiro _PT ________ _ 4.140
¨ Paulo Bagueira ___PPS_________ 4.048
¨ Rodrigo Farah ___ PRP_________ 3.997
¨ Gallo __________PDT_________ 3.954
¨ Carlos Macedo ___ PRP_________ 3.879
¨ Magaldi ________PP________ _ 3.311
¨ André Diniz ____ _PT________ _ 3.302
¨ Cal __________ _PP_________ 2.947

03 vereadores já passaram pela Casa

¨ Vitor Junior ______ PT____________4.390
¨ Dr. Emanuel Rocha PDT__________ 4.115
¨ Foly __________ _PDT__________ 2.924

04 vereadores vão assumir pela primeira vez

¨ José Augusto Vicente PPS_________ 4.013
¨ Sergio Fernandes __ PDT________ 3.948
¨ Renato Cariello ___ PDT_________ 3.332
¨ João Gustavo ____ PMDB________ 2.807

10 vereadores são da base do governo


sábado, 11 de outubro de 2008

SEGUNDO TURNO EM NITERÓI


No último domingo, elegemos o Prefeito, o Vice-prefeito e os 18 Vereadores que irão governar a cidade de Niterói nos próximos quatro anos.
Não ter que ouvir musiquinhas, propaganda na tv, receber “santinhos” e tantas outras coisas que fazem parte do 2º turno, parece um alívio para muitos. No entanto, o 2º turno de verdade, começa a partir de janeiro, quando os eleitos tomam posse.
Acompanhar os atos do Prefeito e dos vereadores, é uma obrigação de cidadania de cada um e cada uma de nós, pois a democracia participativa se faz com o envolvimento de todos no processo político de um país. Votar é somente uma etapa desse processo. É preciso que aqueles e aquelas que foram eleitos para comandar o município, se sintam não só observados e criticados, mas também apoiados em suas propostas para o bem da coletividade.
O Grupo Fé e Cidadania, durante os últimos quatro anos, acompanhou as sessões plenárias da Câmara Municipal de Niterói, entregou um abaixo-assinado contendo 3.204 assinaturas pedindo transparência nas atividades da Casa e pretende continuar essa missão na próxima legislatura..

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

CARTA À COMUNIDADE

ELEIÇÕES 2008

Voto não tem preço! Tem conseqüências...

O Grupo “Fé e Cidadania”, pastoral da dimensão Sócio Transformadora do Plano de Ação Evangelizadora da Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração/Santuário das Almas, promoveu nos dias 20 de agosto, 10 e 17 de setembro, encontros com candidatos a Prefeito e Vereador da Cidade de Niterói.

A iniciativa responde à convocação da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil que, em sua 46ª Assembléia Geral, ao recordar que “a Doutrina Social da Igreja considera a participação na política uma forma elevada do exercício da caridade — uma maneira exigente de viver o compromisso cristão a serviço do próximo”, enfatizou a importância destas eleições, pois “é no município que a política pode atender às necessidades concretas da população: saúde, educação, segurança, transporte, moradia, saneamento básico”.

Ao agradecermos aos candidatos, paroquianos e convidados que participaram, com elevado espírito público, dos três encontros, queremos reafirmar nossa convicção de que a ética é valor fundamental e condição irrenunciável para a conquista e o exercício do poder político.

Ao mesmo tempo, queremos expressar nossa crença de que as eleições, embora importantes, não têm o caráter de definir, por si só, nosso futuro. Quem decide nosso futuro somos nós mesmos, cidadãos e cidadãs conscientes de nossos direitos, através de uma ação política contínua, que não se esgota em um outubro qualquer. Como ensinou Hebert de Souza, o Betinho, não cremos que o Governo seja o fundamental em nenhuma sociedade, muito menos numa tão desigual como a nossa. O poder do Governo é sempre o poder dominante de uma sociedade. Sem mudar a sociedade, pouco adianta mudar o Governo, porque a mudança é apenas aparente, muitas vezes uma mentira. Por isso, nossa atenção estará sempre concentrada, prioritariamente, sobre a sociedade, contribuindo para a formação de uma consciência crítica e de um agir ético, fundados nos valores da liberdade, da solidariedade e da justiça, pelo reconhecimento efetivo da dignidade pessoal de cada ser humano.

É nesse espírito que exortamos nossa Comunidade para uma participação consciente e responsável na eleição de 5 de outubro, votando em candidatos/as cuja historia de vida seja marcada pela ética, honestidade, transparência, competência, vontade de servir ao bem comum.