domingo, 16 de novembro de 2008

FÓRUM ESTADUAL DE FÉ E POLÍTICA DO RJ

Sábado, dia 15 de novembro, às 9 horas na Igreja dos Capuchinhos na Tijuca, aconteceu o Fórum de F&P, com pessoas vindas de várias cidades e municípios do Estado do Rio, ávidas para falarem de suas experiências durante as eleições municipais desse ano.
O tema “O SEGUIMENTO DE JESUS”, foi o incentivo para a reflexão sobre como devemos agir em nossos movimentos e pastorais.
Uma breve explanação do Professor e teólogo do ISER e da Puc/RJ Paulo Fernando C. de Andrade, introduziu a reflexão em pequenos grupos que tiveram a oportunidade de conversar e responder as seguintes perguntas:
1) Que ações vocês (comunidade, grupo) desenvolveram nas eleições?
2) Que lições e desafios tiraram para o futuro?
3) O que devemos fazer coletivamente em 2009/20010?
Foi uma hora de partilha, onde muitos falaram de seus trabalhos durante o período pré-eleitoral, de suas dificuldades, de suas angústias e do pouco interesse de uma grande parte da população no que se refere ao compromisso na escolha de seus reais representantes. No entanto, em nenhum momento se falou de desistência ou de vontade de abandonar os trabalhos que vêm sendo realizados. A resistência e a perseverança foram a tônica das conversas, assim como o enfrentamento aos desafios que sabemos existem e continuarão a existir.
Uma maior articulação entre as pessoas e os movimentos foi a grande solicitação dos participantes, como também o aumento do incentivo e capacitação para a formação de Grupos de Acompanhamento ao Legislativo (GAL).
Trabalhar mais a Lei 9840 – contra a corrupção eleitoral e dar continuidade ao abaixo-assinado ‘ FICHA LIMPA”, que após conseguir 1 milhão e trezentos mil assinaturas se tornará LEI DE INICIATIVA POPULAR impedindo que pessoas que estejam sendo processadas por crimes graves possam se candidatar a cargos eletivos, ficou como uma missão para cada um e cada uma em seus grupos e comunidades.
Com a certeza que o Deus da Vida e da História caminha ao lado de cada homem e cada mulher que busca a construção de uma sociedade mais justa e mais fraterna, o Fórum terminou com muita esperança num mundo novo.