quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2009


FRATERNIDADE E SEGURANÇA
A Campanha da Fraternidade no tempo da Quaresma nos coloca sempre um tema de grande relevância e nos chama a refletir a real situação que tanto aflige a sociedade.Em meio a tantos conflitos e da violência que entra em nossas casas diariamente, seja pelo rádio, jornais e televisão, a Igreja nos chama à conversão e nos pede que deixemos de lado a retórica da vingança, “do olho por olho, dente por dente”, de “bandido bom é bandido morto” e à luz da Palavra de Deus, reflitamos o que tem feito ao longo dos últimos anos aumentar a insegurança em que vivemos.O texto inspirador da Campanha desse ano é do profeta Isaías 32,17: “A Paz é fruto da Justiça”, quando o povo se encontrava no exílio da Babilônia em situação de desesperança, achando que nada mais voltaria a ser como antes. Este versículo vem acompanhado de uma promessa que anima os corações e dá alento à vida. Ele prossegue assim: “De fato o trabalho da justiça resultará em tranquilidade e segurança permanente. Meu povo habitará, em lugar pacífico, em residência segura, em habitação tranqüila, mesmo que o bosque seja cortado e a cidade seja arrasada. Felizes de vocês que semeiam à beira dos riachos e deixam o boi e o jumento em liberdade.” (Is 32,18-20).“Uma das maiores dificuldades para realização do amoroso e fraterno projeto de Deus é a desilusão das pessoas diante do sofrimento e dificuldades. É a descrença na possibilidade de superação dos gigantescos problemas que geram conflitos, violência e insegurança. Esta dificuldade deve ser iluminada pela palavra de Jesus que disse: “coragem, eu venci o mundo” (Jo 16,35) e pela resposta positiva de cada um e cada uma a esta palavra como disse Paulo: ‘Sei em quem acreditei” (2Tm 1,12) (Texto-Base pág.111).Todos nós nos achamos pessoas de paz, mas basta acontecer algo de violento, de morte de crianças, de inocentes que são pegos de surpresa e assaltados, sequestrados, violentados, que imediatamente nos ocorrem sentimentos de vingança contra os sujeitos desses atos. Mas poucas vezes nos detemos a buscar as causas de estarmos vivendo tantas tragédias. Ficamos na maioria das vezes somente nas conseqüências. Somos chamados e chamadas neste tempo de conversão a buscar com muita sinceridade as causas, e procurar saídas, pois só assim entenderemos que A PAZ É FRUTO DA JUSTIÇA, pois ”toda árvore boa produz bons frutos”. (Mt 7,17)


DIA 18 DE FEVEREIRO

Dia 18 de fevereiro
Dezessete vereadores compareceram à Câmara, exceto o vereador Edgar Folly.
Sua falta não foi justificada. Independentemente disso, o vereador Emanuel Rocha só esteve presente nos primeiros minutos da sessão, assim como o vereador Robrigo Farah que chegou às 11:15 h e logo retirou-se.
O presidente vereador Bagueira, informou que na quinta-feira (26/02), logo após o carnaval, não haverá sessão plenária, pois a maioria dos vereadores estará viajando. Na semana seguinte haverá sessão plenária na terça, quarta, quinta e sexta-feira, já no horário de 17:00 h
Notícias:
  • O vereador Carlos Macedo informou que amanhã (19/02), às 15:00 h, acontecerá uma Audiência Pública para prestação de contas do último quadriênio.
  • O vereador Vitor Junior em sua fala comunicou que de acordo com entendimentos feitos anteriormente com o Presidente da Casa, Roberto Bagueira, será aberto junto à Caixa Econômica, uma linha de crédito aos funcionários para que possam fazer melhoramentos em suas residências..
  • Vereadores Waldeck Carneiro e André Diniz, falaram sobre o Encontro Nacional de Prefeitos que aconteceu em Brasília e do grupo do Projeto Aprendiz que foi convidado para tocar no referido evento.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

FREQUÊNCIA DOS VEREADORES

Dia 17 de fevereiro, semana que antecede o Carnaval:
A primeira sessão plenária desta legislatura, iniciou-se às
10:51 h e conseguiu ter a presença de todos os vereadores eleitos.
Somente o Vereador Edgard Folly chegou às 11:37h.
Bom seria se fosse sempre assim!
Houve forte reação dos vereadores do PT Waldeck Carneiro, André Diniz e Vitor Junior, com relação à mensagem enviada à Câmara pelo Executivo por ocasião do início dos trabalhos desse ano, que se manifestaram surpreendidos com os dados apresentados referentes ao Governo passado e os contestaram veementemente.
Sugestões apresentadas:
  • Vereador Waldeck Carneiro, de uma Audiência Pública sobre o funcionamento das barcas RIO/NITERÓI, com os dados fornecidos pelo Deputado Estadual do Rio de Janeiro, Gilberto Palmares
  • Vereador André Diniz de um requerimento também à Barcas S/A, sobre o não cumprimento do uso cultural da Cantareira e a sede da Cia. de Ballet de Niterói.