quinta-feira, 17 de dezembro de 2009


Clique sobre a imagem para ampliá-la.
A letra P é a presença do vereador em plenário.
Observação:
1)O vereador Sergio Fernandes justificou sua ausência no dia de ontem (08/12), por estar participando na Ilha da Conceição do Dia da Padroeira.
2) O vereador Carlos Macedo justificou seu atraso: estava discutindo o orçamento na Conferência das Cidades.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Sessão plenária do dia 08/12/09 - terça-feira



Clique sobre a imagem para ampliá-la.
A letra P é a presença do vereador em plenário.



Dia em que o vereador Gallo manifestou-se veementemente contra o artigo do Jornal "O Globo Niterói " de domingo (06/12), sobre a presença/ausência dos vereadores da Câmara Municipal de Niterói, baseado em dados recolhidos pelo F&C, durante as sessões plenárias.
Observação: Os dados são do F&C, que faz um trabalho de observação que é público e pode ser feito por qualquer cidadão e cidadã que se proponha a fazê-lo. Não contém nenhuma informação sigilosa.

Sessão plenária do dia 03/12/09 quinta-feira

Clique sobre a imagem para ampliá-la. A letra P é a presença do vereador em plenário.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

O Fé e Cidadania e os Direitos Humanos

Toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.
(Art. III Declaração Universal dos Direitos Humanos - Ano 1948)
No dia em que se comemora a Declaração Universal dos Direitos Humanos, recordamos que no ano de 2005, o Grupo Fé e Cidadania foi lembrado pela Subsecretaria de DH de Niterói, para receber o Prêmio Aloisio Palhano de Direitos Humanos. Para nós, foi o reconhecimento da idoneidade e isenção com que temos nos empenhado para que todas as pessoas tenham direito à VIDA.
O Fé e Cidadania, que é uma Pastoral da Dimensão Sócio Transformadora do Santuário das Almas, tem a certeza que ao longe de seus 10 anos, tem se manifestado pela Justiça, Fraternidade e para que todas as pessoas tenham direito à vida em plenitude. Isso fica evidente no lema que escolheu como sentido para o trabalho que desenvolve em nome da comunidade do Santuário: "Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abudância." (Jo 10,10).
Fiéis ao discipulado a que nos propomos, temos sido um grupo apartidário, recebendo pessoas de todos os partidos políticos que têm a oportunidade de vir falar à comunidade, desde que suas propostas sejam de interesse da sociedade e voltadas para que a Transparência nos órgãos públicos sejam uma prática em nossa cidade, pois sem TRANSPARÊNCIA NÃO HÁ DEMOCRACCIA!
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS
A Assembléia Geral proclama:
A presente Declaração Universal dos Direitos Humanos como ideal comum a ser atingindo por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta Declaração, se esforce, através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e pela adoção de medidas progressistas de caráter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observância universais e efetivos, tanto entre os povos dos próprios Estados-Membros, quanto entre os povvos dos territórios sob sua jurisdição.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Conselho Tutelar e a participação da comunidade

Importante refletir sobre a nossa responsabilidade de como vive, se comporta e decide a sociedade diante dos problemas que estão ao nosso redor.

ONDE ESTÃO AS NOSSAS CRIANÇAS?

Certa vez, durante a sua vida pública, e enquanto transmitia a sua mensagem de amor, fraternidade e justiça, Jesus repreendeu severamente seus discípulos que tentavam impedir que crianças se aproximassem dele, dizendo: “Deixem vir a mim as crianças”. Não lhes proíbam, porque o Reino de Deus pertence a elas.” (Mc 10,14)
Jesus simbolizou nas crianças, toda pessoa marginalizada e desprotegida pela sociedade.
Vale refletir nesse episódio bíblico, a situação da criança e do jovem em nossa sociedade.
No último dia 18 de novembro, o Santuário recebeu para uma palestra, a Promotora de Justiça da Infância e Juventude de Niterói, Dra. Adriana Campos Bastos, com a proposta de ajudar a entender o processo de escolha e eleição de Conselheiros Tutelares, que em nossa cidade ainda precisa ser bastante explicado e entendido. Mesmo sendo o assunto de relevante importância, poucas pessoas compareceram ao evento. Indiferença, descrença pelo processo, desconhecimento de como as coisas acontecem? Pode ser. Mas, se a sociedade não se envolve de verdade com o que acontece com suas crianças, como pode ter autoridade para reclamar do grande número delas fora das escolas e morando nas ruas; do jovem que sem oportunidades escolhe o crime como caminho de vida; do cidadão e cidadã que sem o respeito da sociedade, sentindo-se aviltado em seus direitos, volta-se contra aqueles que tendo oportunidades, ignoram a sua existência?
Esse desinteresse, é o que faz com que nossos Conselhos Tutelares estejam desaparelhados e que o veto do Senhor Prefeito apoiado pelos vereadores, (exceto os vereadores: Renatinho e Waldeck Carneiro) à Emenda à LDO, que propunha diretrizes para aparelhar os Conselhos dando condições de trabalho ao atendimento à infância e juventude, ainda nos faça esperar um bom tempo por dias melhores para nossas crianças e jovens.
Quando vamos entender as palavras de Jesus: “Deixem vir a mim as crianças”?


segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Intervalo na colocação das planilhas

Infelizmente, por problemas no programa da planilha, só poderemos colocar a presença dos vereadores da Câmara Municipal de Niterói, no final da semana em curso.
No entanto, continuaremos a fazer as nossas anotações.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Sessão plenária do dia 02/12/09 - quarta-feira



Clique sobre a imagem para ampliá-la.


A letra P é a presença do vereador em plenário.

Na sessão plenária que começou muito atrasada, pois a maioria dos vereadores encontrava-se no Teatro Popular para a assinatura do convênio entre o Prefeito Jorge Roberto Silveira (Prefeitura de Niterói) e o governo estadual e federal através do Ministério do Turismo para a construção da Torre Panorâmica no Caminho Niemeyer, percebemos como alguns vereadores não são capazes de pensar a cidade como um todo. Primeiro, a grande preocupação com a Região Oceânica, o que é muito válido, mas o descaso que outras áreas e bairros da cidade sofrem por parte dos nossos representantes, torna-se flagrante. A zona norte, fica sem registro de suas demandas e até mesmo Icaraí que apesar de ter privilégios que outros locais não possuem, no que se refere a ganância desenfreada das Empresas de Construção civil, fica completamente desam parada.
Não podemos aceitar que vereadores queiram colocar em cada esquina de Icaraí, um sinal de trânsito. O que precisamos é uma campanha de educação para que os motoristas respeitem os pedestre, e os pedestres se locomovam até os sinais existentes para atravessar e irem fazer suas compras "na padaria".

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009



Clique sobre a imagem para ampliá-la.

A ausência dos vereadores:Vitor Jr e Rodrigo Farah, foram justificadas pelo vereador André Diniz, sem no entanto citar o motivo.
A ausência do vereador Gallo, foi justificada pelo vereador Macedo. Motivo: acompanhando esposa no hospital para uma cirurgia.
A sessão foi encerrada às 18:05 h, por estar agendada uma Audiência Pública sobre Segurança às 18:30 h, onde estiveram presentes várias autoridades da área, inclusive o Comandante geral da Polícia Cel. Mario Sergio Duarte.
Observação: Registro a presença dos seguintes vereadores : Renato Cariello (presidiu a audiência), Bagueira, Renatinho, Beto da Pipa,Sergio Fernandes, José Augusto Vicente, João Gustavo, Carlos Macedo, Magaldi, Waldeck, Issa, Wilde Ricardo, André Diniz, Vitor Jr. , Felipe Peixoto. BOM SERIA SE EM TODAS AS AUDIÊNCIAS, INCLUSIVE NAS DA LDO, PPA, LOA, SOBRE A SAÚDE, EDUCAÇÃO..., TIVESSEMOS A PRESENÇA DE TANTOS VEREADORES!

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Sem a planilha de presença dos vereadores

Nos dias 24, 25 e 26 não teve representante do Fé e Cidadania na Câmara Municipal de Niterói. Portanto, não temos a planilha de presença dos vereadores.

7º Encontro Nacional de F&P

Lá vem vindo a Bandeira da Paz entre as nações

Valorização da cultura afro



Acolhida na cabana com um típico café mineiro adoçado com rapadura.




O 7º Encontro Nacional de Fé e Política, aconteceu nos dias 28 e 29 em Ipatinga - MG
Mais de três mil pessoas vindas de todas as partes do Brasil, foram capazes de se animarem mutuamente, mantendo viva a Esperança/utopia de que um outro mundo é possível a partir da solidariedade com a grande Pacha Mama e com cada um dos seus filhos e filhas.
Aconteceram falhas? Claro que sim! Mas a emoção de revermos a caminhada, de lembrarmos os 20 anos do F&P, ouvir cada assessor e cada assessora, participar de plenárias específicas com pessoas de grande conhecimento nos assuntos, nos emocionarmos até as lágrimas nas celebrações vibrantes e includentes (negros, deficientes, indígenas, ricos, pobres, mulheres, homens, jovens, gente vinda de longe e de perto) com a Palavra de Deus proclamada e cantada, nos fez sair de Ipatinga renovados e renovadas.
Bendito seja o nosso Deus que tem todos os nomes! Bendita seja a Paz desejada e cantada!
Bendita cada pessoa que lá se fez presente e que com sua energia ajudou ao outro a voltar para a sua casa e sua comunidade mais fortalecido e confiante na promoção da Justiça e da Fraternidade.
Sentimos saudades de nosso Zè Martins, mas ele se fez presente em suas canções; a falta de Zé Vicente, de frei Beto e do Leonardo Boff nos preocuparam. É como se tivessemos feito uma grande feijoada faltando alguns ingredientes. Mas mesmo assim, o 7º Encontro em Ipatinga - MG, foi muito bom, UAI!