sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

LUTO

Hoje, a sociedade brasileira hasteia mais uma vez a bandeira de luto pelo bárbaro assassinato dos três auditores fiscais do Trabalho e o motorista que os acompanhava em Unaí/MG em função pública de fiscalizar e erradicar o trabalho escravo.

Transcrevemos abaixo texto extraído do sitio eletrônico Voz do Cidadão (www.avozdocidadao.com.br):


Propriedade e trabalho escravo
28/1/2010

Acaba de ser divulgada na grande mídia a lista das mais auspiciosas para quem luta pela liberdade, pela propriedade e pela segurança dos cidadãos. Segundo o Ministério do Trabalho, em 2009, a região Sudeste liderou o ranking de trabalhadores em condições análogas à escravidão resgatados. Uma notícia é excelente, pois em 2008 o estado ocupava uma modesta quarta posição. Só no ano passado, foram resgatados na região nada menos que 1.022 trabalhadores, de um total no país de 3.571.
Mas o procurador do Trabalho, Sebastião Caixeta, responsável pela coordenação de Erradicação do Trabalho Escravo do Ministério do Trabalho, afirma que está "preocupado com o impacto da retomada econômica desde o segundo semestre do ano passado." Segundo ele, o Ministério Público vai priorizar o monitoramento de carvoarias, áreas de produção de cana, erva-mate e madeira, tradicionais aliciadores de pessoas para trabalho escravo.
Não custa lembrar que o direito à propriedade é um dos direitos mais fundamentais de um indivíduo. Não a propriedade como entendida comumente hoje - a posse de bens materiais - mas, sim, a propriedade que um cidadão tem de sua força de trabalho, seja física ou intelectual; o direito de se utilizar dela como bem lhe convier. E cabe ao Estado a garantia aos cidadãos desse valor fundamental, junto com os valores da liberdade e da segurança.
E por falar em trabalho e fiscalização das condições dos trabalhadores, hoje temos uma data importante a ser lembrada. Hoje é o Dia nacional do Auditor Fiscal do Trabalho. A data teria tudo para ser comemorada, mas infelizmente não será. Em 28 de janeiro de 2004, há exatos seis anos atrás, três auditores fiscais do trabalho foram executados na região de Unaí, uma cidade no noroeste de Minas Gerais, durante uma operação de fiscalização de rotina. Os principais suspeitos do crime são os irmãos Norberto e Antério Mânica, fazendeiros da região. Este último, inclusive, é o atual prefeito da cidade, com direito a foro privilegiado.
O crime ainda corre na lentidão da justiça até hoje, e a data passou então a lembrar a impunidade dos mandantes. O próprio Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho, o Sinait, preparou uma série de eventos para hoje, em várias cidades do país. Em Brasília, representantes dos auditores fizeram uma manifestação hoje de manhã em frente ao prédio do Supremo Tribunal Federal. Além da colocação de um outdoor no aeroporto da cidade.
A idéia é chamar a atenção dos cidadãos para o grave risco à democracia que são o assassinato de agentes públicos, em especial os da lei. Aqui na Voz do Cidadão, colocamos à disposição de todos um histórico completo da Chacina de Unaí. Conheçam e percebam como a mistura de privilégios e impunidade pode ser custosa para os cofres públicos, perigosa para a democracia e muitas vezes fatal para o cidadão."
Participe do Movimento Contra a Corrupção Eleitoral/MCCE - Campanha Ficha Limpa (www.mccce.org.br). Hoje, a sociedade brasieira hastea mais uma vez a bandeira de luto pelo bárbaro assassinato dos três auditores fiscais do Trabalho e o motorista que os acompanhva em Unaí/MG em função pública de fiscalizar e erradicar o trabalho escravo.


quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Proposta para uma Pastoral Ecológica

"O CUIDADO SALVARÁ A VIDA

FARÁ JUSTIÇA AO EMPOBRECIDO E

RESGATARÁ A TERRA COMO PÁTRIA E MÁTRIA DE TODOS"

Leonardo Boff

As diversas formas de vida que existem, precisam de uma atenção, um olhar especial de quem está preocupado com o destino do nosso planeta. Uma forma ecológica de olhar as diversas formas de ação na Política, na Religião, na Economia e na sociedade, se faz urgente em nosso tempo.

Perceber que somos capazes de melhorar o ambiente em que vivemos e de ajudar a outros a fazerem o mesmo, é a proposta da Pastoral Ecológica, que sob a luz da Palavra de Sabedoria da Bíblia, pode nos apontar caminhos de cuidados e respeito com a grande casa de todos nós: a Terra.

Interagir com todas as Pastorais para que elas possam, dentro de sua especificidade, aplicar o cuidado com a natureza e também ajudar na geração de renda para os mais pobres, contribuindo na capacitação deles, mas sempre a partir da consciência de que todos nós somos responsáveis pela nossa Casa comum.

Textos bíblicos para alimentar a reflexão:

Trabalhar especialmente o salmo 104

Gn 1,1-2,4ª - Deus criador do céu e da terra e de tudo que nela existe

Gn 2,15 - A relação do ser humano com a natureza

AP 22, 1-5 - A nova humanidade

Dt 22, 6-7 - Princípio ecológico da preservação da fauna para sua multiplicação.

Dt 20, 19-20 - Contra o desmatamento sem sentido.

Ez 47 - A vida para todos

Sl 36,8; 104..... - Espiritualidade ecológica

Rm 8,22 - A natureza espera ser libertada do uso egoísta, para ser partilhada.

Água na experiência do povo de Israel

  • Águas contraditórias
    Águas da salvação
    Conflitos por água
    Poços e cisternas
    A fonte de Gion, as águas de Siloé e o túnel de Ezequias

'Toda Criação geme e sofre dores de parto até o momento...", escreve o apóstolo Paulo em Rm 8,22. A afirmação não perdeu atualidade, muito antes se tornou tanto mais premente diante da situação dramática experimentada pelo nosso sofrido planeta. Urge buscar por uma espiritualidade que nos motive a tentar reverter esse quadro."

(Haroldo Reimer – Pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB)

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Aconteceu no Santuário.

Aconteceu na Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração

Santuário das Almas – Santuário da Vida

Sábado 23 de janeiro, com a presença de Dom Alano Penna, Arcebispo da Arquidiocese de Niterói que fez a abertura do Encontro e tendo à frente o pe. Luis Maurício Teles da Silva -MSC, a nossa paróquia teve o privilégio de receber 274 (duzentos e setenta e quatro) pessoas, sendo 202 vindas de várias localidades e paróquias da Arquidiocese de Niterói, para o Momento de Reflexão sobre a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2010 "Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro" (Mt 6,24), promovido pela Arquidiocese de Niterói e organizado pelo Santuário das Almas – Santuário da Vida

O salão paroquial foi pequeno para acolher tantas pessoas, mas foi maior a boa vontade e o carinho de receber gente interessada em ouvir o Sociólogo/Pesquisador do ISER Assessoria e Professor da UFRJ - IVO LESBAUPIN , O Bispo Auxiliar DOM ROBERTO PAZ e os representantes do Grupo Fé e Cidadania ANTONIO CARLOS GOMES e JOSÉ PAIXÃO, abordando pela ordem o VER-JULGAR – AGIR.

O envolvimento de várias equipes: Acolhida, Lanche, Arrumação, Contato e funcionários da paróquia, nos dão cada vez mais a certeza de que o mutirão da boa vontade e acolhimento sempre superarão as dificuldades que por acaso possam surgir.

Foi um bom momento que deve ser aprofundado n a quaresma e se estender durante todo o ano, pois o tema ECONOMIA E VIDA, é fundamental para a vida de cada um de nós, do planeta e de toda a criação, desde que seja refletido à luz da Justiça social que o Evangelho nos mostra.

"VOCÊS NÃO PODEM SERVIR A DEUS E AO DINHEIRO"

Solidariedade aos irmãos e irmãs do Lote XV

Material recebido no Santuário das Almas – Santuário da Vida e entregue ao pe. Bruno na Paróquia São Simão em Belford Roxo na Baixada Fluminense em 20/01/2010

Absorvente

Pacotes

09

Água sanitária

Garrafas

70 L

Alcool

Frascos

06 L

Clorin (purificador de água)

Pastilhas

160

Creme dental

Tubos

563

Desengordurante

Frascos

14

Desinfetante

Frascos

68

Detergente

Frascos

195

Escova de dente

Unidades

137

Esponja de aço

Pacotes

02

Esponja de cozinha

Pacotes

03

Fronhas

Unidades

11

Lençóis de solteiro

Unidades

05

Pano de saco (limpeza

Unidades

02

Papel Higiênico

Rolos

204

Porta escova de dente

Unidades

10

Pote de pasta de limpeza

Unidade

01

Sabão em Barra

Pedaços

375

Sabão em pó

Cx e Pacote

51,5 kg

Sabonete

Unidades

585

Entregue por Eduardo Porto da Ronda Fraterna e
Norma Serra do Fé e Cidadania

Relato da visita ao Lote XV


Às 6h30min na manhã do dia 20 de janeiro- quarta-feira- dia de São Sebastião o padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Porto da Ronda Fraterna e eu, nos colocamos a caminho do nosso encontro com o pe. Bruno na localidade chamada lote XV em Belford Roxo na Baixada Fluminense, para fazermos a entrega de todo o material de limpeza doado pelos paroquianos do Santuário das Almas.

Na véspera, com ajuda de várias pessoas, havíamos carregado a caminhonete do Eduardo, que logo que soube que estávamos fazendo essa campanha, colocou-se à disposição para transportar tudo que tinha sido doado.

Segunda-feira, Amelinha, Maria do Carmo e eu, embalamos cada item separadamente em caixas colocando por fora a quantidade contida.

Quando chegamos ao Lote XV, eram 7h30min e encontramos a Graça e um outro senhor que não lembro o nome, coando o óleo de cozinha usado para fazer sabão. Gente simples e acolhedora, com um sorriso no rosto, nos informou que encontraríamos o pe. Bruno na Igreja que fica a dois quarteirões. Eduardo e eu para lá nos dirigimos. Encontramos uma igreja relativamente grande e de estrutura sólida aberta e sentado em um banco ao som de um CD com música de meditação, o pe. Bruno de olhos fechados com uma Revista Pastoral ao lado. Aproximei-me o mais silenciosamente possível, mas mesmo assim ele percebeu a minha presença, abriu os olhos e eu perguntei se ele era quem nós procurávamos.

Apresentamo-nos e ficamos sabendo que ele é de nacionalidade italiana, está na Diocese de Nova Iguaçu e vive há 40 anos no Brasil. Juntos, voltamos conversando para o Centro Comunitário. Falei-lhe da Ir. Ana Maria Vicente (franciscana) que tinha me falado do seu trabalho naquela região carente.

Sentimos a alegria dele e de quem mais chegou para ajudar a descarregar a nossa relativamente pequena oferta aos irmãos das comunidades e, olha que são 21 sob a animação do pe. Bruno que junto carregava as caixas com o material para colocar em uma sala onde estavam algumas sacolas com roupas e poucos alimentos também doados.
A cada caixa, alguém dizia: "Olha, está tudo separadinho, organizado!" A nossa doação não foi tão grande assim, mas eram itens que ninguém se lembra de doar, o que é muito natural, pois pensa-se primeiro em alimentos e roupas.
Em seguida, fomos para a cozinha onde a Graça passou um café e enquanto conversávamos, vimos e até compramos uns potes de margarina com o sabão que eles produzem a partir do óleo de cozinha usado, e alguns remédios simples da saúde alternativa.
Conhecemos o resto do prédio que é também a casa paroquial e ficamos sabendo que tão logo saíssemos o pe. Bruno iria para um mutirão de limpeza em uma das comunidades, pois na véspera chovera muito e inundara algumas casas. Não quisemos atrasar mais este trabalho. Despedimo-nos com uma sensação de termos feito muito pouco por aquela gente tão simples, mas ao mesmo tempo, acreditando (e isso dissemos na carta que entregamos), que "o pouco com Deus é muito" e por isso, havíamos cumprido a missão a que nos propusemos: levar um pouco do que temos para aqueles que tudo perdem nas enchentes que acontecem a partir da falta de políticas públicas para os mais pobres de moradia, saneamento, educação, saúde e tantas outras necessidades básicas a uma vida digna.




domingo, 17 de janeiro de 2010

O Haiti é em todo lugar.

É difícil acreditar nas cenas que temos visto na TV e as notícias que não param de chegar sobre a catástrofe que se abateu sobre o pobre e sofrido Haiti.
No entanto, muito mais que as cenas que vemos (e olha que é quase impossível), o que nos causa espanto, é o que temos ouvido de tantas pessoas amigas e conhecidas sobre solidariedade que se deve ter com esses irmãos e irmãs nossas. Quem ainda não ouviu: "Por que ajudar ao Haiti, se temos tanta miséria também aqui?!"
Chego a ter arrepios de horror, quando ouço tais coisas. É como se a desgraça que se abateu naquele pedaço de nosso planeta, só dissesse respeito a quem está lá! O mundo está todo em comoção, querendo minimizar o sofrimento daquelas pessoas que, talvez muitas enloqueçam de tanta dor. Dor por ter perdido filhos, pais, amigos, casa, referência de vida... Dor por não ter o que comer, onde morar, onde aplacar a sede ou fazer um curativo numa ferida, de não ter sequer onde rezar...
Somos todos filhos e filhas do mesmo Deus criador e portanto, irmãos e irmãs na alegria e na dor. E que dor!
No livro de Gênesis 3,9, Javé pergunta a Caim: "Onde está o teu irmão?" Resposta: " Não sei. Por acaso sou o guarda do meu irmão?!"
Somos sim, todos responsáveis por cada irmão e irmã que está precisando, seja na favela próxima, no morador de rua, na Baixada Fluminense inundada, na tragédia do Haiti...

"Onde está o teu irmão, eu estou sofrendo nele.
Eu vim para que TODOS tenham vida,
que TODOS tenham vida plenamente!"

Hoje, domingo dia 17/01, estamos encerrando a rápida campanha que fizemos para a paróquia São Simão do pe. Bruno, em Belford Roxo, recolhendo doações de material de limpeza, material de higiene pessoal e pastilhas de cloro para purificar água para beber.
Vamos contabilizar o que recebemos e enviar na próxima terça-feira dia 19/01.
Daremos ciência neste Blog do que conseguimos arrecadar.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Solidariedade aos irmãos e irmãs da Baixada

"Eu garanto a vocês: todas as vezes que vocês fizerem isso aum dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizeram" .( Mt,26,40)

As chuvas castigaram irmãs e irmãos nossos em vários cantos do país. Também a Baixada Fluminense, justamente por ser baixada, tem alagamentos que apesar das chuvas terem cessado, continuam trazendo tristeza e miséria à sua população.
No Lote XV em Belford Roxo, um dos lugares mais pobres da Baixada, há necessidade de tudo.
A comunidade da Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração - Santuário das Almas - Santuário da Vida, solidária com esses irmãos, está fazendo uma campanha para conseguir doações que serão enviadas à Paróquia São Simão - Rua Pe. Egídio, 78 - Lote XV - Belford Roxo, aos cuidados do pe. Bruno, que está exaustivamente ajudando àquela população, que mesmo tendo quase nada, tudo perdeu. O padre Bruno pode ser encontrado pelo telefone: (21) 3134-2212 (à noite).
Se você quiser ajudar, deixe no Santuário - Rua Alvares de Azevedo, 237 - Icaraí Tel: (21) 2719-4393 :
  • Material de limpeza (sabão em barra, sabão em pó, detergente, desinfetante, cloro).
  • Material de higiene pessoal (sabonete, pasta e escova de dente).
  • Pastilhas de cloro para purificar a água para beber.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

A Arquidiocese de Niterói, convida

Encontro de Reflexão e Motivação sobre a CF 2010

Vimos convidá-lo, em nome do Sr. Arcebispo, Dom Frei Alano Maria Pena O.P., para o Encontro de Reflexão e Motivação sobre a CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2010 que tem como foco temático a Ética e a Economia, com o tema evangélico “Não se pode servir a dois senhores: a Deus e ao dinheiro’ (Mt 6, 24).

Será a terceira campanha realizada de forma ecumênica com a Igreja do CONIC e por isso mesmo é importante sua preparação e uma proposta de ação conjunta para darmos uma ressonância forte e incisiva a um assunto tão mordente e atual como demonstra a própria Encíclica do Papa Bento XVI, Caritas in Veritate.

O encontro será realizado no sábado 23/01/2010, das 14 às 17 h, no Santuário das Almas (Rua Álvares de Azevedo, 237 – Icaraí – Niterói – RJ).

Certo de seu interesse e compreensão, despede-se em Cristo Nossa Paz

+ Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo Auxiliar de Niterói