segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Seja bem-vindo padre Chico de Assis!

Padre Francisco de Assis Moura de Azevedo - MSC,
tomou posse como pároco da
Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração
Santuário das Almas/Santuário da Vida,
no dia 16 de janeiro de 2011.
SEJA BEM-VINDO!

Contribuíndo para uma vida melhor.

Estamos nos preparando para vivenciar a Campanha da Fraternidade, que mais uma vez aborda o tema sobre o Planeta em que vivemos e a situação ambiental.
É preciso urgentemente, que nos envolvamos nessa campanha, pois salvando o Planeta, estaremos salvando a nós mesmos e as futuras gerações.
O lema, "A Criação geme em dores de parto." (Rm 8,22) no entanto, não nos trás desesperança. Muito pelo contrário! Após a dor, vem a alegria do nascimento, da coisa nova, da nova vida!
É dessa maneira que devemos no engajar na proposta que nos é feita, para com nossa contribuição, formar fileiras e combater o desânimo e o"não adianta fazer nada" tão comum de se ouvir.
Como filhos e filhas de Deus, o grande Criador e arquiteto de todo o Universo, nos unamos nesse árduo trabalho de, com pequenos gestos, contribuirmos para a salvação da Criação de nosso Deus.
Pequenos gestos, grandes resultados:
  • Diminuir o consumo de água. (captar água da chuva é uma grande solução)
  • Diminuir o consumo de energia.
  • Usar menos o carro e caminhar mais.
  • Combater o consumismo. O consumo é importante, o consumismo uma tragédia para o Planeta.
  • Separar o lixo para a reciclagem.
  • Preferir produtos orgânicos (sempre que possível)
  • Participar de feiras de trocas.
  • Usar menos produtos descartáveis como: copos, pratos e talheres. Tudo isso leva muito tempo para desmanchar-se no solo.

Existem muitas outras maneiras de contribuir para uma melhoria do meio ambiente.

Faça a sua parte, eu faço a minha e o resultado será melhor para todos!.

Campanha da Fraternidade 2011

Tema: Fraternidade e Vida no Planeta"

Lema: A Criação geme em dores de parto" (Rm 8,22)

sábado, 29 de janeiro de 2011

"A Terra geme em dores de parto". CF 2011

Painel de autoria de Adélia Carvalho, Anderson Augusto, Domingos Sávio
Posted by Picasa

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

"Ninquém é tão pobre que não tenha o que dar!"

Quinta-feira 20 de janeiro, Dia de São Sebastião e também dia marcado pela Prefeitura de Niterói, para a remoção dos que estão abrigados no 4° GCAN no Barreto, para o 3º BI em São Gonçalo.
Mas, não aconteceu!!!!!!!!!
Foi emocionante ver as pessoas unidas, lutando pelo direito de não serem tratadas como simples objetos que se leva para onde se acha mais interessante.
Esta batalha foi ganha, mas a luta continua!
A pressão foi tanta, que duas mulheres foram socorridas pela ambulância do SAMU, pois sofreram picos de hipertensão. Pudera!
Conversanto com dois senhores idosos que moram no abrigo, Seu Moacir e Seu Jorge, destacamos exatamente isso: Ganhamos hoje. Amanhã, tudo recomeça.
Apesar do enorme calor que fazia, saímos de lá felizes por mais esta conquista da união, da solidariedade e da organização.
Para justificar o título da matéria: Mesmo não se sentindo bem, Zezé uma das mulheres que precisou ser socorrida, ao ver a minha sandália arrebentar-se, imediatamente, tirou dos pés a sua e deu-me para voltar para casa. Precisa dizer mais?

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A absurda remoção que a Prefeitura de Niterói quer fazer.

Moradores abrigados no 4º GCAN, clamam por
moradia digna
As pessoas que estão ainda alojadas no 4º GCAN, em razão das chuvas de abril de 2010, agora estão ameaçadas de serem removidas pela Prefeitura de Niterói, para o 3º BI em São Gonçalo, sob a argumentação que facilitará a logística de atendimento. A remoção que não tem dia marcado para acontecer, pode vir a qualquer momento, sem dar nenhuma chance de reação.
Sem entrar profundamente no mérito da questão, a remoção dessas pessoas nos chega como um ato de desumanidade, pois alimentando a esperança de só saírem do 4º GCAN para as suas casas, elas se sentem ignoradas em seu sofrimento e usadas como objetos que o poder público disponibiliza como bem entende.
É importante, nos colocarmos solidariamente com esses irmãos e irmãs, que clamam por atenção e respeito à sua dignidade de cidadãos e cidadãs, que merecem ser atendidos em suas legítimas reivindicações.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Tragédia também atigiu os animais

Muitos animais estão feridos, com fome e sem rumo no

meio a tragédia que atingiu tantas pessoas

na Região Serrana do RJ.

Eles precisam muito de ajuda, de sua ajuda!

Procure perto de sua casa, onde estão recolhendo

donativos para esses pobres animais e faça

a sua parte.

Eles também fazem parte da grande

Criação de Deus!

Em Icaraí- Niterói:

Kennel Vip- Rua Gavião Peixoto, 31, loja 101

Pet Model - Praia de Icaraí, 211 - loja 03

Aquarela Fashion - Rua Cel. Moreira Cesar, 229 - loja 222

domingo, 16 de janeiro de 2011

Até logo, Padre Maurício!

Após cinco anos convivendo conosco como pároco na Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração - Santuário das Almas/Santuário da Vida, padre Luis Maurício Teles da Silva- MSC, parte em busca de outras missões.
O Fé e Cidadania que sempre contou com o seu apoio na difícil tarefa inerente à uma Pastoral Política, está triste pela separação mas, entende que os caminhos que Deus nos reserva quando nos entregamos à sua graça e misericórdia, serão verdadeiramente os caminhos que nos levarão a ajudar muita gente na construção do Reino que começa no meio de nós.
Que Deus o acompanhe e que o carinho materno de Nossa Senhora do Sagrado Coração, o ampare em seu ministério sacerdotal hoje e sempre.
Até logo, até sempre Padre Luis Maurício!
"Amado seja por toda a parte o Sagrado Coração de Jesus!"

Campanha da Fraternidade 2011

Cartaz da CF 2011

A Igreja no Brasil, através da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), nos apresenta a Campanha da Fraternidade de 2011, cujo tema é "Fraternidade e Vida no Planeta" e tem como lema para uma profunda reflexão "A Criação geme em dores de parto." (Rm 8,22).

"Há uma mudança, em curso no mundo que precisa ser melhor diagnosticada e compreendida. Ela é típica dos períodos de transição, em que novos valores e atitudes desmontam lenta e progressivamente o que havia antes. Desta vez, entretanto, há um agravante: em nenhum outro momento da história a necessidade da mudança foi tão urgente. Somos todos contemporâneos de um impasse civilizatório, cultivado nas entranhas de um modelo de desenvolvimento que vem exaurindo, em velocidade assustadora e numa escala sem precedentes, os recursos naturais não-renováveis do planeta, com impactos negativos sobre a qualidade de vida da população.
Os atuais meios de produção e de consumo constituem o eixo de sustentação desse modelo que tem como norte magnético a maximização dos lucros e o entendimento de que a natureza é apenas, ou acima de tudo, fonte de matéria-prima e energia." (André Trigueiro em seu livro "Mundo Sustentável")