domingo, 28 de agosto de 2011

Caminhada "Eu tenho fé"

1ª Caminhada de Niterói e Municípios Vizinhos em Defesa da Liberdade Religiosa



Clicar nas imagens para ampliá-las






























A fé e a cidadania se fazem presentes no respeito ao próximo e a sua maneira de se re-ligar com o divino. A Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração - Santuário das Almas/Santuário da Vida, se fez presente na caminhada com vários paroquianos e paroquianas e o pe. Francisco de Assis-MSC.

Pastorais como Fé e Cidadania e a caçula da comunidade Pastoral Ecológica/Pastoral do Cuidado, mostraram que caminhar junto com o irmão e a irmã, independente da forma que professa a sua fé e a sua identidade como ser humano, é o que o Mestre Jesus nos pede como discípulos e discípulas seus. "Eu vim para todos (as) tenham vida, e a tenham em abundância". (Jo 10,10)






sábado, 27 de agosto de 2011

Reforma Política (Reforma Eleitoral)
























Uma pequena, mas atenta plateia, ouviu no dia 23 de agosto no salão 1 da Paróquia N. Sra. do Sagrado Coração - Santuário das Almas/Santuário da Vida, o Professor e Pesquisador do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) Jairo Nicolau, falar sobre Reforma Política (Reforma Eleitoral), a convite da Pastoral Fé e Cidadania.

O Professor Jairo Nicolau é especialista em:


  • Estudos Eleitorais, Campanhas e Comportamento Político;

  • Partidos e Sistemas Partidários;

  • Sistema Eleitoral, Sistema de Governo e Federalismo;

  • Metodologia e Desenhos de Pesquisa.







segunda-feira, 22 de agosto de 2011












O artista popular Rafael Tavares, morador do Bairro Rio do Ouro, com as esculturas que ele faz nas areias da Praia de Icaraí- Niterói- RJ.

Rafael é o verdadeiro artista popular auto-didata, que vive da generosidade das pessoas que passam e reconhecem o seu talento.

Já teve convite para levar a sua arte à Austrália, mas não pode ir por falta de documentação, que segundo ele, agora está tirando.

Seu telefone: 7342-4279

Rafael também faz esculturas em cimento.


domingo, 21 de agosto de 2011

Quem silenciou a voz da Justiça?




















Dia 20 de agosto na Praia de Icaraí - Niterói - RJ






Quem silenciou a voz da Justiça? É a pergunta que a família, os amigos e amigas e toda a sociedade faz com relação ao assassinato da Juiza Patricia Lourival Acioli, assassinada na noite do dia 11/08, quando chegava em sua casa num bairro da cidade de Niterói. A manifestação feita por centenas de pessoas com camisetas pretas e mordaças na boca é o testemunho de que não queremos nem podemos continuar a viver o terror que parte de pessoas que deveriam proteger a sociedade e serem as guardiões da ordem pública.Que a morte de Patrícia e o seu sacrifício diante de um dos seus filhos, não tenha sido em vão.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Eleição para Conselheiros Tutelares de Niterói

Eleição para os Conselhos Tutelares de Niterói



A eleição para conselheiros e conselheiras tutelares de Niterói não mais será no dia 28 de setembro como foi divulgado e sim, no


DIA 11 DE SETEMBRO DE 9:00 às 17:00 h



O eleitores deverão escolher candidatos(as) nas áreas respectivas de atuação e dentro das seções onde votam, de acordo com seus títulos de eleitores .



-Conselho I (Centro, Icaraí, Ingá, Santa Rosa, São Domingos , São Francisco, Charitas e Jurujuba) - 23 candidatos


-Conselho II (Praias Oceânicas, Pendotiba, Badú, Sapê, Ititioca, Itaipu, Várzea das Moças e Rio do Ouro) - 20 candidatos


-Conselho III (Ilha da Conceição Fonseca, Vila Ipiranga, Barreto, Engenhoca, Caramujo, Cubango, Baldeador, Santa Bárbara) - 26 candidatos



Os eleitores deverão levar o título de eleitor (a) e um documento de identidade.


Nome e número dos candidatos e candidatas, estão afixados nos murais da Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração - Santuário das Almas/Santuário da Vida - Rua Alvares de Azevedo,237 - Rua Castilho França, 40 - Icaraí - Niterói - Tel: (21 2719-4393








quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Palestra sobre Reforma Política (Reforma Eleitoral)

No próximo dia 23 de agosto (terça-feira) às 20:00 h, no salão 1 do Santuário, o Fé e Cidadania receberá o Professor de Ciência Política Jairo Nicolau do Instituto de Pesquisa Universitária do Estado do Rio de Janeiro (IUPERJ), para mais uma palestra sobre Reforma Política (Reforma Eleitoral), dando continuidade ao trabalho iniciado entre nós pelo Professor Marcus Ianoni da Universidade Federal Fluminense (UFF).


O Professor Jairo Nicolau é especialista nos seguintes assuntos:

-Estudos Eleitorais, Campanhas e Comportamento Político.

-Partidos e Sistemas Partidários.

-Sistema Eleitoral, Sistema de Governo e Federalismo.

-Metodologia e Desenho de Pesquisa.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Participação cidadã

Participar da vida política no país requer conhecer um pouco de como são decididas as regras para escolha de candidatos e candidatas que vão concorrer a cargos eletivos.

No Congresso Nacional está em andamento discussões sobre uma Reforma Política, que na verdade deveria charmar-se Reforma Eleitoral.

Para que possamos entender melhor esse processo, o Fé e Cidadania, vem promovendo palestras esclarecedores sobre o assunto.

Já esteve conosco o professor de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (UFF) Marcus Ianoni e dando continuidade, no próximo dia 23 de agosto às 20:00 h, receberemos o também cientista político Jairo Nicolau, do Intitituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro (IUPERJ).

Participar e se informar é um ato de cidadania ativa e consciente.

Eleição para Conselheiros (as) Tutelares em Niterói

No próximo dia 28 de agosto, haverá Eleição para os Conselhos Tutelares que atuarão na defesa das crianças e adolescentes da cidade de Niterói nos próximos três anos.

Nos murais da Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração - Santuário das Almas/Santuário da Vida - Icaraí - Niterói, estão afixados os locais de votação e os nomes dos candidatos e candidatas a Conselheiros e Conselheiras, de acordo com as respectivas áreas de atuação.

Lembramos, que é necessário levar o título de eleitor(a) e dirigir-se à seção correspondente na listagem, assim como, só poderão ser votados candidatos e candidatas que estão inscritos nos Conselhos: Conselho I, ConselhoII e Conselho III.

domingo, 7 de agosto de 2011

Sobre a Reforma Política

O Fé e Cidadania, vem promovendo desde o mês de junho, palestras mensais sobre a Reforma Política, que está sendo discutida no Congresso Nacional.


O Professor de Ciência Política da UFF, Marcus Ianoni esteve com um grupo de pessoas no Santuário, trazendo luzes sobre alguns pontos importantes como voto em lista e financiamento de campanha.


Para dar continuidade ao assunto, no próximo dia 23 de agosto às 20:00 h, receberemos o cientista político Prof. Jairo Nicolau.



A participação é aberta a todos os interessados no assunto.