quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Brava gente brasileira!

"Brava gente brasileira!

Longe vá...temor servil:

Ou ficar a Pátria livre

Ou morrer pelo Brasil!"

(estrofe do Hino da Independência: letra de Evaristo da Veiga e música de D. Pedro I)

189 anos depois do chamado "Grito do Ipiranga", a brava gente brasileira ainda sonha com a sua independência em todos os setores. Como um povo pode sentir-se livre, quando a Educação, a Saúde, a Segurança e tantos outros direitos assegurados na Constituição estão longe de serem vivenciados por todos os cidadãos e cidadãs do país? Como sentir-se livre, quando crianças morrem a caminho da escola vítimas de balas "perdidas"; juíza é morta na porta de casa porque condenou justamente, maus policiais envolvidos com a milícia e outros crimes; os transportes coletivos (trens, ônibus, bondes, barcas), não oferecem tranquilidade para quem necessita deles; jovens são aliciados por traficantes que precisam aumentar o contigente de seus "soldados" porque os usuários nas classes média e alta consomem cada vez mais; quando políticos envolvidos em fraudes, corrupção e tratantadas são absolvidos por seus pares e muitas vezes até pela população que teima em reelegê-los?

Mas, estamos caminhando, embora tenhamos ainda muito que caminhar.

Temos um país lindo, rico e com um povo alegre e generoso, que precisa apenas vivenciar os seus direitos fazendo valer a sua cidadania. Chegaremos lá, com toda a certeza!

terça-feira, 6 de setembro de 2011

"Vida apesar de tudo"

"Vida apesar de Tudo", é o nome do documentário feito pelo cineasta Antonio Ernesto a pedido da Arquidiocese do Rio de Janeiro sobre os 35 anos da Pastoral de Favelas, hoje coordenada pelo Monsenhor Luiz Antonio .


A plateia (por volta de 200 pessoas), assistiu emocionada o trabalho de pessoas preocupadas de verdade, com a situação de milhares de homens, mulheres e crianças, que sentem-se desprotegidas pelo poder público, que ao invés de cuidarem para que tenham moradia digna, agem na contramão e sem nenhum planejamento, as tiram de seus pobres lugares sob múltiplos pretextos.

A Pastoral de Favelas, composta por advogados e com parceria no Ministério Público e Defensoria Pública, tem conseguido vitórias significativas na luta de cada dia das comunidades pobres .

Parabéns, aos envolvidos nesse maravilhoso e árduo trabalho: O arcebispo Dom Orani Tempeste, padres, advogados e todos e todas que se dedicam a minimizar o sofrimento de quem se vê de repente privado(a) de um teto por mais modesto que seja, e acima de tudo, desperta nas pessoas e comunidades, a cidadania e a vontade de lutar pelos seus direitos.

Que outras Dioceses se espelhem nesse lindo exemplo de amor ao próximo!

sábado, 3 de setembro de 2011

Banheiros públicos com dignidade

Clicar para ampliar a imagem


Fotos de banheiros químicos na cidade de Paris/França.


Precisamos e temos o direito de exigir que aqui no Brasil, também tenhamos banheiros públicos, mas que não sejam no modelo dos que conhecemos que são sujos, e mal cheirosos. Questão de direito e de cidadania. Afinal, quando veremos instalados em nossa cidade (Niterói), banheiros que à cada uso, sejam inteiramente lavados e secos para que outras pessoas possam usá-los, como acontece em outros países?
Uma campanha para termos banheiros públicos limpos e higienizados, há tempos já se faz necessário.



Vergonha Nacional!

Vergonhosa foi a votação contra a cassação da Deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF), onde 266 deputados disseram através de seus votos, que é possível sim, matar, roubar e fazer trapaças e depois, usar o dinheiro público, candidatar-se, eleger-se com os votos dos eleitores icautos e desinteressados pela causa pública, e assim fugir à punição pelos seus delitos.
Como poderemos cobrar uma ética e justiça para os demais cidadãos e cidadãs do país, se os seus "representantes" se escondem atrás de um mandato para não pagar seus atos corruptos?