segunda-feira, 21 de março de 2011

Água deverá faltar para 3 bilhões de pessoas em 2025!

Equipe Akatu

11 fev 2011

Projeções para disponibilidade de água potável no futuro, um dos temas mais debatidos no Fórum Social Mundial, são pessimistas

Comentário Akatu:

É necessário repensar o uso da água. Além de evitar o desperdício, não tomando banhos demorados, não deixando a torneira aberta durante a lavagem da louça e a escovação dos dentes, não usando o vaso sanitário como lixo e não lavando o carro ou a calçada com mangueiras, entre outros cuidados, é preciso combater a poluição da mesma. A princípio, isto pode ser feito das maneiras mais simples; por exemplo, não jogue detritos nas ruas, em bueiros ou pelo ralo.

Dentro de 20 anos, o número de pessoas que vivem sem acesso à água potável pode dobrar: de 1,5 bilhão para 3 bilhões. Esta foi uma das conclusões dos debates relativos à água realizados no último Fórum Social Mundial, em Porto Alegre. Entre 162 atividades que englobaram o eixo temático Bens da Terra, 32 debates foram sobre a disponibilidade de água potável no mundo.

A organização não-governamental WWF-Brasil divulgou a campanha "Água para vida, água para todos". Iniciada em 2003 e com duração prevista para quatro anos, enfoca a proteção dos mananciais, o acesso à água e o combate ao desperdício. Durante este período, serão desenvolvidas atividades regionais e temáticas.

Outra ONG, a SOS Mata Atlântica, fez uma demonstração prática da situação das fontes de água próximas ao Território Social Mundial, às beiras do rio Guaíba, onde aconteceu o fórum.
Depois de sobrevoar o rio, os ecologistas mostraram o assoreamento das áreas, especialmente nas diversas ilhas do delta do Jacuí. Esse assoreamento seria causado pela poluição e pelo mau uso da água coletada.

Eles também colheram amostras da água e mediram a sua qualidade, que foi considerada entre regular e ruim, por causa da ausência de mata ciliar, o que facilita o acúmulo de sedimentos (de lixo a areia) e aumenta a temperatura da água. A análise química indicou nível elevado de fosfato, que vem de substâncias orgânicas.

Nenhum comentário: