segunda-feira, 21 de março de 2011

Água deverá faltar para 3 bilhões de pessoas em 2025!

Equipe Akatu

11 fev 2011

Projeções para disponibilidade de água potável no futuro, um dos temas mais debatidos no Fórum Social Mundial, são pessimistas

Comentário Akatu:

É necessário repensar o uso da água. Além de evitar o desperdício, não tomando banhos demorados, não deixando a torneira aberta durante a lavagem da louça e a escovação dos dentes, não usando o vaso sanitário como lixo e não lavando o carro ou a calçada com mangueiras, entre outros cuidados, é preciso combater a poluição da mesma. A princípio, isto pode ser feito das maneiras mais simples; por exemplo, não jogue detritos nas ruas, em bueiros ou pelo ralo.

Dentro de 20 anos, o número de pessoas que vivem sem acesso à água potável pode dobrar: de 1,5 bilhão para 3 bilhões. Esta foi uma das conclusões dos debates relativos à água realizados no último Fórum Social Mundial, em Porto Alegre. Entre 162 atividades que englobaram o eixo temático Bens da Terra, 32 debates foram sobre a disponibilidade de água potável no mundo.

A organização não-governamental WWF-Brasil divulgou a campanha "Água para vida, água para todos". Iniciada em 2003 e com duração prevista para quatro anos, enfoca a proteção dos mananciais, o acesso à água e o combate ao desperdício. Durante este período, serão desenvolvidas atividades regionais e temáticas.

Outra ONG, a SOS Mata Atlântica, fez uma demonstração prática da situação das fontes de água próximas ao Território Social Mundial, às beiras do rio Guaíba, onde aconteceu o fórum.
Depois de sobrevoar o rio, os ecologistas mostraram o assoreamento das áreas, especialmente nas diversas ilhas do delta do Jacuí. Esse assoreamento seria causado pela poluição e pelo mau uso da água coletada.

Eles também colheram amostras da água e mediram a sua qualidade, que foi considerada entre regular e ruim, por causa da ausência de mata ciliar, o que facilita o acúmulo de sedimentos (de lixo a areia) e aumenta a temperatura da água. A análise química indicou nível elevado de fosfato, que vem de substâncias orgânicas.

sábado, 19 de março de 2011

DIA MUNDIAL DA ÁGUA - 22 DE MARÇO

História do Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a "Declaração Universal dos Direitos da Água" (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.

Declaração Universal dos Direitos da Água

Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Ano Novo BAHÁ’Í

Repassamos o convite recebido, porque achamos importante a confraternização entre as pessoas de diversas religiões e denominações.

O diálogo inter-religioso no mundo de hoje, se faz cada vez mais necessário.

Precisamos estar unidos e unidas em benefício de toda a CRIAÇÃO DE DEUS, seja Ele reverenciado no nome que for.

Queridos e amados amigos, tenho a alegria de convidá-los para a Celebração do Ano Novo Bahá'í ( Naw Rúz ) Ano 168 da Era Bahá'í. Será na sede Bahá'í, Rua Professor Hernane Pires de Mello, 67-sob - São Domingos. Dia 20/03/11, domingo às 19:00h. Como na Fé Bahá'í não há rituais, nossa celebração é aberta a todos os amigos e é muito simples. Teremos uma pequena palestra de esclarecimento e muita confraternização entre os amigos.

Venha e traga quem você quiser.

Um afetuoso abraço e até lá.

Aurelio Gerhard da Gama

sexta-feira, 11 de março de 2011

Palestra com André Trigueiro



O Grupo Fé e Cidadania, promove uma palestra com
o jornalista André Trigueiro, no dia 27 de março,
às 10:00 h, no salão 1 da Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração - Santuário das Almas/Santuário da Vida
Rua Alvares de Azevedo, 237 - Icaraí - Niterói.
O tema é da Campanha da Fraternidade que fala da nossa responsabilidade com o planeta em que vivemos.
Não deixe de participar.
Você vai gostar!

terça-feira, 8 de março de 2011

Eu te saúdo mulher!


EU TE SAÚDO MARIA
Compositor: Pe Cireneu Kuhn

Refrão: Eu te saúdo Maria, Mãe!
Mãe do meu Salvador.
Eu te saúdo Maria, Mãe!
Mãe do Libertador!


1 - Eu te saúdo em

cada mulher

dessa nossa nação
Que acredita na vida
E não teme o

poder do dragão
Mulher na história oprimidas
Tamanha discriminação
Levantam a voz e proclamam:
É hora de libertação.

2 - Eu te saúdo na mãe nordestina,
Mulher do sertão.
Mãe campesina, operária,
Rosário de dor e aflição.
Mulheres na história oprimidas,
Tamanha discriminação.
Levantam a

voz e proclamam:
"É hora de libertação! "

3 - Eu te saúdo nas mães índias
Negras, mulheres de cor.
Raças que trazem a

marca
Mais triste da mão do opressor.
Mulheres na história oprimidas
Tamanha discriminação,
Levantam a

voz e proclamam:
"É hora de libertação"!

segunda-feira, 7 de março de 2011

Noite das Marchinhas de Carnaval

Carnaval da Campanha da Fraternidade, aconteceu pelo Terceiro ano Consecutivo no Santuário.
O Bloco DEFESA DA VIDA, cada ano fica mais forte quando alerta para a importância de se valorizar a Vida em toda a sua plenitude.
A Noite das Marchinhas animada pelo conjunto de Silvinha Chiozzo, foi um sucesso.
Já estamos recebendo sugestões para o próximo ano.
Até lá, veja mais algumas fotos da Noite.






















quinta-feira, 3 de março de 2011

Dia Mundial de Oração - 2011

Clicar sobre o texto para lê-lo
A celebração que este ano foi preparada pelas mulheres do Chile,
em Niterói será nesta sexta-feira (dia 04 de fevereiro), às 15:00 h, na
Igreja Episcopal Anglicana na Rua Otávio Carneiro- em frente ao
Campo de São Bento.

















terça-feira, 1 de março de 2011

Galeria de Fotos da Terceira "Noite das Marchinhas" que aconteceu no dia 25 de fevereiro na Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração - Santuário das Almas/Santuário da Vida.






















Parabéns Rio/Cidade Maravilhosa

Curiosidade sobre a música "Cidade Maravilhosa

"Cidade Maravilhosa" é o hino da cidade do Rio de Janeiro. O primeiro a criar o apelido de cidade maravilhosa foi o escritor maranhense
Coelho Neto, ao escrever em "A Notícia", página 3, no dia 29 de novembro de 1908 seu artigo "Os Sertanejos"

Letra do hino

O hino foi composto por André Filho e diz:

Cidade maravilhosa, cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa, coração do meu Brasil!

Berço do samba e das lindas canções,!
que vivem n'alma da gente.
És o altar dos nossos corações
que cantam alegremente!

Cidade maravilhosa, cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa, coração do meu Brasil!

Jardim florido de amor e saudade,
Terra que a todos seduz...
Que Deus te cubra de felicidade...
Ninho de sonho e de luz!

Cidade maravilhosa, cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa, coração do meu Brasil