quarta-feira, 16 de setembro de 2009

NITERÓI PARTICIPA

Por um trânsito melhor
Dia Mundial Sem Carro
Publicada em 15/09/2009 às 16h39m
O Globo

RIO - A prefeitura do Rio planejou uma série de medidas para aderir ao Dia Mundial Sem Carro, celebrado na próxima terça-feira. Entre as ações para estimular que o carioca deixe o carro em casa, a principal delas é a proibição de estacionamento no quadrilátero que tem como limite a Rua Santa Luzia, Avenida Presidente Antônio Carlos, Rua da Assembleia e Avenida Rio Branco, área que concentra 510 vagas, entre o Rio Rotativo e vagas oficiais.
(Você planeja deixar o carro em casa no Dia Mundial Sem Carro?)
A Prefeitura também vai proibir o estacionamento de automóveis nos prédios municipais, com exceção dos veículos operacionais. E para estimular o uso de transporte menos poluentes, vai sortear passes de bicicletas públicas entre os servidores. O prefeito Eduardo Paes vai assinar nesta terça-feira o decreto que regulamenta todas essas medidas.
O decreto vai determinar ainda que as empresas de ônibus operem com 100% da frota para estimular a utilização do transporte público. E em Copacabana, vai criar a Zona 30, ou seja, algumas ruas internas do bairro terão o limite de velocidade reduzido para 30 km/h. Essa medida será permarnente a partir de terça-feira. A prefeitura também prometeu aperfeiçoar ciclofaixa da Rua Xavier da Silveira também será aperfeiçoada.
No Buraco do Lume, serão desenvolvidas atividades culturais e educativas com o objetivo de conscientizar a população sobre o uso excessivo do automóvel. De acordo com a prefeitura, na região metropolitana do Rio, 3% das viagens são feitas por bicicleta enquanto em Copenhagen este número chega a 33%.
Passeio ciclístico no domingo antecipa comemoração
No domingo, dia 20, para antecipar as comemorações do Dia Mundial Sem Carro, são esperados mais de 25 mil ciclistas, que vão sair da Concha Acústica de Niterói, cruzar a Baía de Guanabara, atravessar a Praça XV e o Aterro do Flamengo chegando até a Praia do Leme. A concentração está marcada para às 8h30. O evento também faz parte da Semana Nacional de Trânsito e do Dia Internacional da Paz.
O passeio ciclístico é organizado pela Federação de Ciclismo do Estado do Rio há 21 anos em Niterói, mas esta é a primeira vez que a iniciativa atravessa as águas da Baía de Guanabara e chega ao Rio de Janeiro.
A Barcas SA vai colocar três embarcações para fazer a travessia dos ciclistas de ida e volta. O transporte será gratuito para quem se inscreveu no evento na federação de ciclistas. Quem não se inscrever pagará passagem normal de R$ 2,80. O transporte de bicicletas nas barcas é gratuito aos sábados, domingos e feriados. Nos demais dias, a passagem com a bicicleta custa R$ 4,50.

Nenhum comentário: