segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Sustentabilidade, novo paradigma civilizacional

Venda do material de divulgação da CF na Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração - Santuário das Almas/Santuário da Vida
" É interessate notar a existência de uma dificuldade no conceito de desenvolvimento sustentável.
A noção de sustentabilidade pretende harmonizar três vertentes:
Economia
Meio Ambiente
Bem estar social
Pretende prestar-se como indicadora de um "tipo de desenvolvimento que nos permite viver nos limites suportáveis para a Terra, que são a disponibilidade de recursos naturais e os limites de absorção de resíduos e poluição, mas também o tipo de desenvolvimento que torne possível a redução da pobreza."
Em primeiro lugar: preocupação em garantir a disponibilidade de recursos naturais, renováveis e não renováveis, pois a continuidade do atual consumo trará sérios problemas de disponibilidade de recursos.
Em segundo lugar: o grande desafio de não ultrapassar o limite de absorção da biosfera em relação aos gases de efeito estufa e outros resíduos poluentes, gerados pela produção e consumo.
Em terceiro lugar: a erradicção da pobreza. Não adianta somente cuidar do meio ambiente e deixar de lado questões sociais como a pobreza e a miséria de uma grande parcela da humanidade.
Para alcançar a sustentabilidade, requer-se, de um lado, a diminuição do consumo, sobretudo do supérfluo, e, de outro, a redução das gritantes desigualdades que podem ser sintetizadas em dados como o consumo de carne.
A sustentabilidade passa necessariamente por uma mudança de hábitos nos padrões de consumo, especialmente dos que gastam em demasia." (Informações do Texto Base da CF 2011)

Nenhum comentário: