terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Conselho Tutelar e a participação da comunidade

Importante refletir sobre a nossa responsabilidade de como vive, se comporta e decide a sociedade diante dos problemas que estão ao nosso redor.

ONDE ESTÃO AS NOSSAS CRIANÇAS?

Certa vez, durante a sua vida pública, e enquanto transmitia a sua mensagem de amor, fraternidade e justiça, Jesus repreendeu severamente seus discípulos que tentavam impedir que crianças se aproximassem dele, dizendo: “Deixem vir a mim as crianças”. Não lhes proíbam, porque o Reino de Deus pertence a elas.” (Mc 10,14)
Jesus simbolizou nas crianças, toda pessoa marginalizada e desprotegida pela sociedade.
Vale refletir nesse episódio bíblico, a situação da criança e do jovem em nossa sociedade.
No último dia 18 de novembro, o Santuário recebeu para uma palestra, a Promotora de Justiça da Infância e Juventude de Niterói, Dra. Adriana Campos Bastos, com a proposta de ajudar a entender o processo de escolha e eleição de Conselheiros Tutelares, que em nossa cidade ainda precisa ser bastante explicado e entendido. Mesmo sendo o assunto de relevante importância, poucas pessoas compareceram ao evento. Indiferença, descrença pelo processo, desconhecimento de como as coisas acontecem? Pode ser. Mas, se a sociedade não se envolve de verdade com o que acontece com suas crianças, como pode ter autoridade para reclamar do grande número delas fora das escolas e morando nas ruas; do jovem que sem oportunidades escolhe o crime como caminho de vida; do cidadão e cidadã que sem o respeito da sociedade, sentindo-se aviltado em seus direitos, volta-se contra aqueles que tendo oportunidades, ignoram a sua existência?
Esse desinteresse, é o que faz com que nossos Conselhos Tutelares estejam desaparelhados e que o veto do Senhor Prefeito apoiado pelos vereadores, (exceto os vereadores: Renatinho e Waldeck Carneiro) à Emenda à LDO, que propunha diretrizes para aparelhar os Conselhos dando condições de trabalho ao atendimento à infância e juventude, ainda nos faça esperar um bom tempo por dias melhores para nossas crianças e jovens.
Quando vamos entender as palavras de Jesus: “Deixem vir a mim as crianças”?


Nenhum comentário: