domingo, 11 de maio de 2008

SEM TRANSPARÊNCIA NÃO HÁ DEMOCRACIA

Este será um espaço de comunicação com pessoas que se interessam em saber um pouco mais sobre o que é e o que faz o Grupo Fé e Cidadania do Santuário das Almas.
Entre muitos trabalhos que vimos fazendo ao longo dos nove anos de existência, o acompanhamento ao legislativo da cidade, tem sido o mais desgastante e talvez o mais frustante que já fizemos.
Há quatro anos, em todas as sessões plenárias da Casa, pelo menos uma pessoa, pacientemente acompanha os trabalhos dos vereadores. O que é observado no que diz respeito à assiduidade, comportamento e participação em debates, agora poderá ser encontrado neste blog.
Sendo este um ano de eleições municipais, lembramos que é no nível local que se tomam as principais decisões para a implementação de políticas públicas que atendam às necessidades do povo. Medidas para melhorar a educação, a saúde, o saneamento, o lazer são discutidas e aprovadas pela Câmara de Vereadores, para serem executadas pela Prefeitura. Portanto, uma escolha consciente e bem avaliada do seu candidato(a), será um passo importante para uma melhoria de vida de toda a população. Nós do Fé e Cidadania porém, acreditamos que a responsabilidade cidadã de cada pessoa, vai além do voto democrático e consciente. Ele tem que se estender a um acompanhamento cuidadoso e atento daqueles(as) que são responsáveis por decisões importantes na cidade. Exigir que haja transparência nos gastos públicos é uma das grandes reivindicações do Fé e Cidadania, assim como uma maior transparência nos Projetos apresentados pelos vereadores, para que a população possa se manifestar a favor ou contra.
Foi por esse motivo, que em agosto de 2007, o F&C encabeçou um abaixo-assinado contendo 3204 assinaturas, pedindo a implementação do site da Câmara, e que ele contivesse todas as informações necessárias para um verdadeiro acompanhamento. Passados nove meses,
o tempo de uma gestação, infelizmente, ainda não podemos contar com essa ferramenta democrática. Não é possível encontrar-se como cita o Regimento Interno, a pauta completa 24 horas antes de cada sessão plenária; não se encontra uma ata atualizada e muito menos os Projetos dos vereadores. Convidamos a acessarem o site www.camaramunicipaldeniteroi.com.br e ao constatarem essas irregularidades, comunicarem-se com a Mesa Diretora, exigindo mais transparência. SEM TRANSPARÊNCIA NÃO HÁ DEMOCRACIA.

2 comentários:

Queen Mary disse...

Querida Norma:

O primeiro artigo do blog do Fé e Cidadania é tudo o que precisamos dizer para mostrar fé, garra, força de vontade e inteligência.

Parabéns! Norma! Queremos um Legislativo com total transparência. Vamos lutar para que isto aconteça. Logo, logo, estarei escrevendo um artigo sobre a democracia.
grande abraço,
Queen Mary

regina lagos no mergulho das letras disse...

Norma, creio que o Fé e Cidadania abriu o blog com chave de ouro. Está na hora de acordar os niteroienses para que saibam o que se passa nos bastidores da Câmara.
A transparência sempre é indispensável para se mostrar os acertos e desacertos.
Abraços. Regina