quarta-feira, 1 de outubro de 2008

CARTA À COMUNIDADE

ELEIÇÕES 2008

Voto não tem preço! Tem conseqüências...

O Grupo “Fé e Cidadania”, pastoral da dimensão Sócio Transformadora do Plano de Ação Evangelizadora da Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração/Santuário das Almas, promoveu nos dias 20 de agosto, 10 e 17 de setembro, encontros com candidatos a Prefeito e Vereador da Cidade de Niterói.

A iniciativa responde à convocação da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil que, em sua 46ª Assembléia Geral, ao recordar que “a Doutrina Social da Igreja considera a participação na política uma forma elevada do exercício da caridade — uma maneira exigente de viver o compromisso cristão a serviço do próximo”, enfatizou a importância destas eleições, pois “é no município que a política pode atender às necessidades concretas da população: saúde, educação, segurança, transporte, moradia, saneamento básico”.

Ao agradecermos aos candidatos, paroquianos e convidados que participaram, com elevado espírito público, dos três encontros, queremos reafirmar nossa convicção de que a ética é valor fundamental e condição irrenunciável para a conquista e o exercício do poder político.

Ao mesmo tempo, queremos expressar nossa crença de que as eleições, embora importantes, não têm o caráter de definir, por si só, nosso futuro. Quem decide nosso futuro somos nós mesmos, cidadãos e cidadãs conscientes de nossos direitos, através de uma ação política contínua, que não se esgota em um outubro qualquer. Como ensinou Hebert de Souza, o Betinho, não cremos que o Governo seja o fundamental em nenhuma sociedade, muito menos numa tão desigual como a nossa. O poder do Governo é sempre o poder dominante de uma sociedade. Sem mudar a sociedade, pouco adianta mudar o Governo, porque a mudança é apenas aparente, muitas vezes uma mentira. Por isso, nossa atenção estará sempre concentrada, prioritariamente, sobre a sociedade, contribuindo para a formação de uma consciência crítica e de um agir ético, fundados nos valores da liberdade, da solidariedade e da justiça, pelo reconhecimento efetivo da dignidade pessoal de cada ser humano.

É nesse espírito que exortamos nossa Comunidade para uma participação consciente e responsável na eleição de 5 de outubro, votando em candidatos/as cuja historia de vida seja marcada pela ética, honestidade, transparência, competência, vontade de servir ao bem comum.

Nenhum comentário: