terça-feira, 21 de outubro de 2008

PRECONCEITO AMBIENTAL

PRECONCEITO: ONDE VOCÊ GUARDA O SEU?
Há algum tempo, foi lançada a campanha reflexiva sobre o preconceito. Muitas vezes nos julgamos livres de preconceito e mal nos damos conta que são muitas e diversas as formas que deixamos aflorar esse sentimento de repulsa indisfarçável pelo que nos parece inusitado.
O Dicionário Aurélio, assim define a palavra preconceito:
Conceito ou opinião formados antecipadamente, sem maior ponderação ou conhecimento dos fatos; idéia preconcebida.
Suspeita, intolerância, ódio irracional ou aversão a outras raças, credos, religiões, etc...
Também, o preconceito ambiental precisa ser combatido, pois percebemos que mesmo pessoas que se dizem esclarecidas, pouco sabem sobre como é importante o reaproveitamento e também como podem ser bonitos os objetos feitos com material reciclado. Além do mais, o artesanato feito com material reaproveitado e reciclado, tem se tornado no mundo todo, um fator importante na conscientização das pessoas para que prestem mais atenção ao planeta em que vivemos e que segundo muitos estudiosos, já tem sua capacidade esgotada em mais de 20%.
Como em todas as artes e produtos, existem objetos de bom e mau gosto, mas se pesquisarmos e procurarmos nos informar melhor, iremos descobrir peças incríveis feitas de jornal (arcas, cadeiras, mesas, porta-revistas...), de pet (cadeiras, poltronas...), de mosaicos de plástico (porta-lápis, porta-retratos, quadros...), enfim, uma série fantástica de objetos que nos ajudam a reaproveitar tantos e tantos materiais, que não fosse isso, estariam poluindo mais e mais a natureza.
Como tudo que é novo produz um sentimento de desconfiança, o que temos que fazer é procurar conhecer melhor o que está acontecendo nesse setor e aos poucos ir tirando lá do fundo do baú de nossa mente, aquele pré-conceito que não nos deixa ver com clareza a importância e a beleza de objetos feitos com material reaproveitado e reciclado.

Nenhum comentário: