sexta-feira, 30 de outubro de 2009

PRIORIDADE

Foi aprovada ontem em 2ª discussão na Câmara Municipal de Niterói, a Mensagem do Executivo nº 100/2009, que aprovou o Caminho Niemeyer, incluíndo a Concha Acústica - local onde acontecem shows e possui quadras de Tênis, Futebol e é a única área de lazer do centro da cidade.
Nesse espaço, poderá ser construído um hotel de luxo de empresa estrangeira e um Centro de Convenções.
A discussão, levada em alguns momentos pela base de sustentação do governo, tendo como líder o vereador Gallo e apoio do vereador Felipe Peixoto líder do partido PDT, tentou colocar a competência do arquiteto Oscar Niemeyer como ponto importante. Na verdade o que está em discussão não é a genialidade incontestável e admirada pela maioria dos brasileiros e por muitos no exterior do grande Oscar Niemeyer, mas sim, se é prioridade o dinheiro que vai ser gasto no Projeto, quando vivemos uma crise profunda no atendimento à saúde, quando as escolas estão com dificuldades e o salário dos educadores não são atualizados como merecem.
A Campanha da Fraternidade do ano de 2010 que será ecumênica, abordará um tema que nos levará a refletir profundamente sobre as nossas escolhas e opções de vida.
O tema será “Economia e Vida” e o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro” (Mt 6,24).
Perguntará quem estiver lendo esta coluna: O que tem a ver com a aprovação do Caminho Niemeyer?
Que tal pensarmos? Se um espaço aberto ao lazer, à oportunidade de se estar ao ar livre, praticar esportes e ter uma linda vista da Baía de Guanabara for substituído por prédios que renderão dinheiro à Empresas e tirarão um pouco mais da qualidade de vida do morador, quem estará sendo beneficiado?
A serviço de que deus estão as autoridades da cidade?
Lembramos que coisa semelhante aconteceu há anos, quando desativaram a Vila Olímpica também no centro da cidade - local que atendia com esportes a criançada da região, principalmente crianças que viviam nas ruas, e nada a substituiu, como manda a Lei Orgânica do Município. Com certeza, veremos a repetição do fato.
Registro: 2 vereadores (Renatinho- PSOL e Waldeck - PT) tentaram exaustivamente mostrar esses aspectos à Plenária sem êxito.
Se quiserem saber, quais os outros vereadores votaram a favor e com o Sr. Prefeito, confiram a frequência do dia 29/10/09 aqui mesmo em nosso blog, sem esquecer que os que faltaram, também são responsáveis pela aprovação, uma vez que omitir-se numa votação relevante é inadimissível.

Nenhum comentário: