segunda-feira, 29 de março de 2010

A força e o poder da mídia

A força e o poder da mídia

Durante toda a semana passada, a grande mídia do país ocupou-se com o julgamento do pai e da madrasta da menina Isabela, assassinada há dois anos.

Pessoas vindas de vários Estados brasileiros fizeram vigília com cartazes e palavras de ordem em frente ao Fórum em São Paulo.

Relembrando toda a crueldade do crime, todos desejavam que fosse feita justiça para tamanha barbaridade.

Sem entrar no mérito da culpa dos réus então julgados, fiquei com uma sensação estranha no meu coração. Se foram merecedores ou não do tamanho das penas lhes impostas, também não faz parte desta reflexão. Quanto à condenação, quem duvidava que ela era certa? Na verdade, o julgamento começou já com os réus condenados. O que faltava saber era quantos anos cada um teria que cumprir de reclusão.

O que fico pensando é que a imprensa, o rádio e a TV têm uma força e um poder descomunal na formação da opinião pública. E a mídia sabe disso.

Mas então, por que será que não há o mesmo empenho nos meios de comunicação para conscientizar a população dos seus direitos e deveres?

O Brasil vive um momento muito especial da Democracia e de mobilização política, social, cultural e econômica.

O Projeto de Iniciativa Popular "FICHA LIMPA" está para entrar em pauta na Câmara dos Deputados em Brasília, conforme compromisso assumido pelo Presidente da Casa Deputado Michel Temer. Isso se deve ao trabalho exaustivo de milhares de cidadãos e cidadãs, que acreditam que é possível construir-se um Brasil melhor, mais ético e mais justo, barrando os corruptos e desonestos antes que se candidatem.

A data está marcada para 7 de abril, mas tem todo um trâmite a ser cumprido antes de ser sancionada. Sabemos que talvez não dê tempo para que tudo aconteça dentro do prazo para que a Lei se aprovada, entre em vigor nas eleições desse ano.

Ah, se a grande mídia falasse a todo instante no assunto, se fosse às ruas entrevistar o povo e saber como ele povo está se envolvendo na questão; se no jornal da manhã, no informativo da tarde e no Jornal Nacional todos os dias tivesse um espaço para esclarecer a população sobre a Lei, provavelmente teríamos acampamento de pessoas vindas de todos os lugares do Brasil viajando com sacrifício, dormindo ao relento, apanhando chuva e sol só para dizer aos nossos políticos como é importante que eles aprovem o Projeto FICHA LIMPA!

Por esse Brasil afora, tem gente que sequer sabe que esse Projeto existe!

Há dez dias, panfletando na entrada do Campus da Universidade Federal Fluminense, nos surpreendemos com a quantidade de jovens universitários que não sabem, não conhecem e nunca ouviram falar do "FICHA LIMPA".

Como Dom Quixote de La Mancha, continuamos sonhando com o Sonho Possível: Um Brasil Ético, Justo e Democrático de verdade e uma mídia parceira e solidária com as causas populares.


Nenhum comentário: