domingo, 16 de novembro de 2008

FÓRUM ESTADUAL DE FÉ E POLÍTICA DO RJ

Sábado, dia 15 de novembro, às 9 horas na Igreja dos Capuchinhos na Tijuca, aconteceu o Fórum de F&P, com pessoas vindas de várias cidades e municípios do Estado do Rio, ávidas para falarem de suas experiências durante as eleições municipais desse ano.
O tema “O SEGUIMENTO DE JESUS”, foi o incentivo para a reflexão sobre como devemos agir em nossos movimentos e pastorais.
Uma breve explanação do Professor e teólogo do ISER e da Puc/RJ Paulo Fernando C. de Andrade, introduziu a reflexão em pequenos grupos que tiveram a oportunidade de conversar e responder as seguintes perguntas:
1) Que ações vocês (comunidade, grupo) desenvolveram nas eleições?
2) Que lições e desafios tiraram para o futuro?
3) O que devemos fazer coletivamente em 2009/20010?
Foi uma hora de partilha, onde muitos falaram de seus trabalhos durante o período pré-eleitoral, de suas dificuldades, de suas angústias e do pouco interesse de uma grande parte da população no que se refere ao compromisso na escolha de seus reais representantes. No entanto, em nenhum momento se falou de desistência ou de vontade de abandonar os trabalhos que vêm sendo realizados. A resistência e a perseverança foram a tônica das conversas, assim como o enfrentamento aos desafios que sabemos existem e continuarão a existir.
Uma maior articulação entre as pessoas e os movimentos foi a grande solicitação dos participantes, como também o aumento do incentivo e capacitação para a formação de Grupos de Acompanhamento ao Legislativo (GAL).
Trabalhar mais a Lei 9840 – contra a corrupção eleitoral e dar continuidade ao abaixo-assinado ‘ FICHA LIMPA”, que após conseguir 1 milhão e trezentos mil assinaturas se tornará LEI DE INICIATIVA POPULAR impedindo que pessoas que estejam sendo processadas por crimes graves possam se candidatar a cargos eletivos, ficou como uma missão para cada um e cada uma em seus grupos e comunidades.
Com a certeza que o Deus da Vida e da História caminha ao lado de cada homem e cada mulher que busca a construção de uma sociedade mais justa e mais fraterna, o Fórum terminou com muita esperança num mundo novo.

domingo, 26 de outubro de 2008

INTERESSE COM DATA MARCADA


Passadas as eleições os políticos desaparecem. Durante a campanha eles estavam nas praças, no calçadão da praia, no Campo de São Bento, nas portas das Igrejas e em cada esquina. De repente, a gente dava de cara com um candidato sorridente, amável e pronto para nos servir se estalássemos os dedos. Passadas as eleições, onde eles estão? Será que só voltaremos a vê-los daqui a quatro anos?
Os que perderam devem estar contabilizando os prejuízos financeiros, o desgaste emocional e a frustração de terem tido tão poucos votos... Outros, mais escolados, envolvidos com a política há mais tempo, mesmo tendo perdido, dependendo das alianças feitas, têm a esperança de serem convidados para assumir uma secretaria, ter um cargo de confiança e tanto mais. Os jornais até já especulam sobre os prováveis convidados!
No entanto, o mais estranho, é que mesmo os eleitos só tomando posse no dia 1º de janeiro, os vereadores da Câmara Municipal de Niterói já estejam fazendo conversas para escolher o presidente da Casa. Não seria lógico e normal que isso acontecesse após a posse, pois existe um espaço de tempo entre ela e o início efetivo dos trabalhos que regimentalmente só se iniciam no dia 15 de fevereiro?
Difícil para nós, cidadãos e cidadãs comuns, é entendermos a lógica da política que se faz nos gabinetes e nas conversas reservadas onde as decisões são tomadas ignorando a vontade popular.
Uma estratégia política difícil de ser aceita, é a de fazer com que eleitos para cargos legislativos sejam alçados ao executivo dando espaço para que suplentes assumam a cadeira, embora essa prática já tenha se tornado habitual. É uma maneira de fazer com que os “perdedores” nas urnas não fiquem “desempregados”.
São mais quatro anos que temos pela frente. Será que esse tempo é suficiente para entendermos o processo político/eleitoreiro que nos confunde até a próxima eleição?

terça-feira, 21 de outubro de 2008

PRECONCEITO AMBIENTAL

PRECONCEITO: ONDE VOCÊ GUARDA O SEU?
Há algum tempo, foi lançada a campanha reflexiva sobre o preconceito. Muitas vezes nos julgamos livres de preconceito e mal nos damos conta que são muitas e diversas as formas que deixamos aflorar esse sentimento de repulsa indisfarçável pelo que nos parece inusitado.
O Dicionário Aurélio, assim define a palavra preconceito:
Conceito ou opinião formados antecipadamente, sem maior ponderação ou conhecimento dos fatos; idéia preconcebida.
Suspeita, intolerância, ódio irracional ou aversão a outras raças, credos, religiões, etc...
Também, o preconceito ambiental precisa ser combatido, pois percebemos que mesmo pessoas que se dizem esclarecidas, pouco sabem sobre como é importante o reaproveitamento e também como podem ser bonitos os objetos feitos com material reciclado. Além do mais, o artesanato feito com material reaproveitado e reciclado, tem se tornado no mundo todo, um fator importante na conscientização das pessoas para que prestem mais atenção ao planeta em que vivemos e que segundo muitos estudiosos, já tem sua capacidade esgotada em mais de 20%.
Como em todas as artes e produtos, existem objetos de bom e mau gosto, mas se pesquisarmos e procurarmos nos informar melhor, iremos descobrir peças incríveis feitas de jornal (arcas, cadeiras, mesas, porta-revistas...), de pet (cadeiras, poltronas...), de mosaicos de plástico (porta-lápis, porta-retratos, quadros...), enfim, uma série fantástica de objetos que nos ajudam a reaproveitar tantos e tantos materiais, que não fosse isso, estariam poluindo mais e mais a natureza.
Como tudo que é novo produz um sentimento de desconfiança, o que temos que fazer é procurar conhecer melhor o que está acontecendo nesse setor e aos poucos ir tirando lá do fundo do baú de nossa mente, aquele pré-conceito que não nos deixa ver com clareza a importância e a beleza de objetos feitos com material reaproveitado e reciclado.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

CRIME AMBIENTAL

Por mais que se tente justificar, o assassinato de centenas de árvores na Alamêda São Boaventura, deixa em todos nós, uma sensação de destruição, de pouco caso ao meio ambiente, um desamor pela natureza, uma irresponsabilidade pelo ecosistema. Sabemos da importância daquela via pública na ligação de Niterói com outros municípios e de como o excesso de veículos vem estrangulando o tráfego. No entanto, o bairro do Fonseca ficará mais quente, a poluição será maior, o desconforto aumentará, pois lá não estarão mais centenas de árvores que ajudavam a melhorar a qualidade do ar. O que dizer então da quantidade de pássaros que desaparecerão...

Que pena que o ser dito "humano", a cada dia, em nome do progresso perde a sensibilidade e prioriza o carro em vez da natureza!

Pelas árvores que tombaram, pelos pequenos animais que já não existirão naquele local, elevemos a Deus uma prece de perdão por não valorizarmos as coisas boas que Ele nos dá.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

COMPOSIÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE NITERÓI 2009/2012

Como será a composição da Câmara Municipal
de Niterói, em 2009/2012

11 vereadores reeleitos

¨ Felipe Peixoto __ PDT________ _8.206
¨ Renatinho______ PSOL_______ _4.452
¨ Beto da Pipa ____ PMDB________4.232
¨ Waldeck Carneiro _PT ________ _ 4.140
¨ Paulo Bagueira ___PPS_________ 4.048
¨ Rodrigo Farah ___ PRP_________ 3.997
¨ Gallo __________PDT_________ 3.954
¨ Carlos Macedo ___ PRP_________ 3.879
¨ Magaldi ________PP________ _ 3.311
¨ André Diniz ____ _PT________ _ 3.302
¨ Cal __________ _PP_________ 2.947

03 vereadores já passaram pela Casa

¨ Vitor Junior ______ PT____________4.390
¨ Dr. Emanuel Rocha PDT__________ 4.115
¨ Foly __________ _PDT__________ 2.924

04 vereadores vão assumir pela primeira vez

¨ José Augusto Vicente PPS_________ 4.013
¨ Sergio Fernandes __ PDT________ 3.948
¨ Renato Cariello ___ PDT_________ 3.332
¨ João Gustavo ____ PMDB________ 2.807

10 vereadores são da base do governo


sábado, 11 de outubro de 2008

SEGUNDO TURNO EM NITERÓI


No último domingo, elegemos o Prefeito, o Vice-prefeito e os 18 Vereadores que irão governar a cidade de Niterói nos próximos quatro anos.
Não ter que ouvir musiquinhas, propaganda na tv, receber “santinhos” e tantas outras coisas que fazem parte do 2º turno, parece um alívio para muitos. No entanto, o 2º turno de verdade, começa a partir de janeiro, quando os eleitos tomam posse.
Acompanhar os atos do Prefeito e dos vereadores, é uma obrigação de cidadania de cada um e cada uma de nós, pois a democracia participativa se faz com o envolvimento de todos no processo político de um país. Votar é somente uma etapa desse processo. É preciso que aqueles e aquelas que foram eleitos para comandar o município, se sintam não só observados e criticados, mas também apoiados em suas propostas para o bem da coletividade.
O Grupo Fé e Cidadania, durante os últimos quatro anos, acompanhou as sessões plenárias da Câmara Municipal de Niterói, entregou um abaixo-assinado contendo 3.204 assinaturas pedindo transparência nas atividades da Casa e pretende continuar essa missão na próxima legislatura..

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

CARTA À COMUNIDADE

ELEIÇÕES 2008

Voto não tem preço! Tem conseqüências...

O Grupo “Fé e Cidadania”, pastoral da dimensão Sócio Transformadora do Plano de Ação Evangelizadora da Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração/Santuário das Almas, promoveu nos dias 20 de agosto, 10 e 17 de setembro, encontros com candidatos a Prefeito e Vereador da Cidade de Niterói.

A iniciativa responde à convocação da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil que, em sua 46ª Assembléia Geral, ao recordar que “a Doutrina Social da Igreja considera a participação na política uma forma elevada do exercício da caridade — uma maneira exigente de viver o compromisso cristão a serviço do próximo”, enfatizou a importância destas eleições, pois “é no município que a política pode atender às necessidades concretas da população: saúde, educação, segurança, transporte, moradia, saneamento básico”.

Ao agradecermos aos candidatos, paroquianos e convidados que participaram, com elevado espírito público, dos três encontros, queremos reafirmar nossa convicção de que a ética é valor fundamental e condição irrenunciável para a conquista e o exercício do poder político.

Ao mesmo tempo, queremos expressar nossa crença de que as eleições, embora importantes, não têm o caráter de definir, por si só, nosso futuro. Quem decide nosso futuro somos nós mesmos, cidadãos e cidadãs conscientes de nossos direitos, através de uma ação política contínua, que não se esgota em um outubro qualquer. Como ensinou Hebert de Souza, o Betinho, não cremos que o Governo seja o fundamental em nenhuma sociedade, muito menos numa tão desigual como a nossa. O poder do Governo é sempre o poder dominante de uma sociedade. Sem mudar a sociedade, pouco adianta mudar o Governo, porque a mudança é apenas aparente, muitas vezes uma mentira. Por isso, nossa atenção estará sempre concentrada, prioritariamente, sobre a sociedade, contribuindo para a formação de uma consciência crítica e de um agir ético, fundados nos valores da liberdade, da solidariedade e da justiça, pelo reconhecimento efetivo da dignidade pessoal de cada ser humano.

É nesse espírito que exortamos nossa Comunidade para uma participação consciente e responsável na eleição de 5 de outubro, votando em candidatos/as cuja historia de vida seja marcada pela ética, honestidade, transparência, competência, vontade de servir ao bem comum.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

ENCONTRO COM CANDIDATOS

ENCONTRO COM OS CANDIDATOS
A PREFEITO DE NITERÓI
DIA 20/08 (QUARTA-FEIRA)
ÀS 19 HORAS
SANTUÁRIO DAS ALMAS
Rua Alvares de Azevedo, 237
Entrada também pela
Rua Castilho França, 40 - Icaraí - Niterói
VENHA PARTICIPAR E FAZER
UMA ESCOLHA CONSCIENTE.
Promoção: Grupo Fé e Cidadania

terça-feira, 12 de agosto de 2008

É MELHOR SER SURDA?

A Câmara de vereadores de Niterói assistiu hoje, dia 12 de agosto de 2008, uma sessão plenária sui generis.
Mesmo tendo uma série de assuntos que dizem respeito diretamente à população, como a falta de vagas nas escolas municipais, o sistema de saúde precário, o trânsito caótico, a insegurança nas ruas, a desorganização da cidade onde o código de postura é ignorado e tantas outras questões, o que se viu e ouviu na sessão plenária dessa terça-feira (12/08), foi uma agressão verbal descabida ao vereador Renatinho, por parte do Presidente Vereador José Vicente Filho e do vice-presidente Marival Gomes.
Ouvir o Presidente dirigir-se a outro parlamentar com a frase: “Não lhe respondo, porque V. Exª. não é nada!”, não só se caracteriza como desrespeito ao colega, como aos eleitores que o colocaram lá.
É preciso que haja um entendimento por parte daqueles que são eleitos, que parcelas diversas da sociedade se fazem representar através do voto e que a discussão calorosa não implica necessariamente em ofensa. A discussão argumentada, pode e deve ajudar a crescer a discussão política dentro dos limites da educação e da ética que devem permear as palavras e atitudes de um parlamentar.
Também o vereador Marival, dirigiu-se ao vereador Renatinho, com ironia e deboche, esvaziando assim, toda e qualquer razão que por ventura pudesse ter. Estamos num período pré-eleitoral e uma atenção especial e consciente de quem vai nos representar na Câmara é muito importante, mas não perder de vista o que acontece naquela Casa, é sinal de cidadania plena. “É bom sempre lembrarmos: "VOTO NÃO TEM PREÇO, TEM CONSEQUÊNCIA."

terça-feira, 8 de julho de 2008

CONSTRUINDO O PODER LOCAL

Dando continuidade ao trabalho de ajudar na formação de uma consciência cidadã na escolha de nossos representantes nas Eleições Municipais, o GRUPO FÉ E CIDADANIA, está promovendo uma palestra com o sociólogo, professor da UFRJ e membro do ISER (Instituto Superior do Ensino da Religião), Ivo Lesbaupin.


DIA 09/07 (quarta-feira) às 19:30 h
PALESTRA : CONTROLE SOCIAL: ELEIÇÕES 2008
CONSTRUINDO O PODER LOCAL
IVO LESBAUPIN
PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO
SANTUÁRIO DAS ALMAS - SALÃO I
Rua Alvares de Azevedo, 237 - Icaraí - Niterói

CONTROLE SOCIAL: ELEIÇÕES 2008


Dando continuidade ao nosso trabalho de ajudar na reflexão para a escolha de representantes ao Executivo e Legislativo de nossa cidade, estamos promovendo uma palestra com o sociólogo IVO LESBAUPIN, que é professor da UFRJ e membro do ISER (Instituto Superior do Ensino da Religião).

O assunto será CONTROLE SOCIAL: ELEIÇÕES 2008.

O que tem preocupado o GRUPO FÉ E CIDADANIA, é o desânimo, a descrença no processo político e a falta de interesse em escolher de maneira criteriosa e consciente aqueles que irão receber uma procuração da população para representá-la por quatro anos, decidindo sobre a vida da cidade, seja na questão da saúde, da educação, do transporte, do trânsito, do meio ambiente e tantas outras questões. Por isso, estamos empenhados em promover uma transformação nessa maneira de agir e de pensar, principalmente na comunidade em que participamos. Para essa tarefa, contamos com VOCÊ!


ANOTE:


PALESTRA COM


IVO LESBAUPIN


DIA 09/07/2008 ÀS 19:30H


SANTUÁRIO DAS ALMAS - SALÃO I


Rua Alvares de Azevedo, 237 - Icaraí - Niterói











quarta-feira, 18 de junho de 2008

VEZ E VOZ PARA TODOS E TODAS

Os movimentos sociais há tempos, reivindicam a oportunidade de poder falar no plenário da Câmara Municipal de Niterói e serem ouvidos pelos senhores vereadores, ou pelo menos, parte deles.
Esse privilégio (que deveria ser um direito de todos movimentos e representantes da sociedade civil), foi concedido ontem, dia 17 de junho de 2008, aos profissionais/professores (as) do CEN (Centro Educacional de Niterói), que lá foram denunciar o desrespeito com que estão sendo tratados (as) principalmente em seus direitos trabalhistas.
Lá estavam presentes os vereadores: José Vicente Filho (Presidente da Casa), Marival Gomes (vice-presidente), Gallo, Cal, Waldeck Carneiro, Renatinho, Zaff, Wolney Trindade, Bagueira e Fernando de Oliveira Rodrigues.
É bem verdade que tudo aconteceu antes da abertura da sessão plenária ser feita pelo presidente, mas a presença de 10 vereadores atentos ao discurso da representante dos professores (a), sinalizou um momento novo na Casa. Acredito e quero ver a partir de agora, que a mesma deferência seja concedida aos demais grupos organizados da sociedade civil.
Uma observação que vimos fazendo já há algum tempo, é que aplausos são sempre muito bem-vindos aos senhores vereadores, mas o mesmo não acontece, quando a população ao ouvir e presenciar coisas que a desagradam, vaia os seus representantes. Dois pesos e duas medidas não!
Se a Casa é do povo e os vereadores seus legítimos representantes, é preciso que eles se coloquem à disposição para ouvir e ver qualquer tipo de manifestação da população: satisfeita ou não.
Existe um PL chamado “Tribuna Livre”, de autoria do vereador Renatinho, que propõe a inscrição dos movimentos da sociedade civil para falarem em plenário. Será que algum dia será aprovado?
Se foi possível para os professores (as) do CEN, por que não para todas as outras classes trabalhadoras?

sábado, 31 de maio de 2008

SEMINÁRIO SOBRE A RELAÇÃO FÉ E POLÍTICA

“Não há nada mais político do que dizer que religião nada tema ver com a política”
(Desmond Tutu, Bispo sul-africano, prêmio Nobel da Paz)
Palestrantes:¨ Bruno Menezes – Paróquia N. S. Auxiliadora¨
Thiago Damato – Juventude Franciscana - Porciúncula
Convidado:¨ Frederico Félix – Secretário fraterno regional (RJ/ES) da Juventude Franciscana do Brasil.¨
Data 31/05/2008 – SÁBADO¨
Local: Rua Sete de Setembro, 279 – salão de eventos¨
Horário: 17 horas

sexta-feira, 30 de maio de 2008

AFINAL, O QUE ACONTECEU?


Um convite para uma palestra com o Professor Sergio Abranches no dia 29/05/2008 às 14h no ICHF –sala 510 - Campus do Gragoatá/UFF, deixou três pessoas, sendo que eu era uma delas, a ver navios sem nenhuma explicação. Acontece, que ninguém no local estava informado e sequer a sala aberta, pois não houve comunicação do evento aos funcionários.
Se por acaso tivesse havido um imprevisto ou um cancelamento, não seria lógico que os organizadores (as) deixassem pelo menos um aviso na porta?
Uma coisa me intriga: somente três pessoas para uma palestra cujo tema era: “Políticas ambientais e estratégias para um novo desenvolvimento”?
Foi uma pegadinha esse convite?

quarta-feira, 28 de maio de 2008

NOSSA CÂMARA

Nota 1 -O que terá acontecido para que o vereador Marival Gomes vice-presidente da Câmara Municipal de Niterói, tenha pedido o afastamento da Mesa Diretora durante o mês de junho, após ter ocupado a tribuna para saber dos 43 Projetos do ano de 2005, que ainda não foram apresentados para votação e que muitos deles sequer se sabe em que Comissão se encontra? Determinou que todos os Projetos com os pareceres das devidas Comissões estejam no DL (Departamento Legislativo) na próxima semana.
O vereador Marival cobrou de toda a Mesa um posicionamente firme sobre o assunto e queixou-se do que chamou de “processo desorganizado nos gabinetes”, que tem levado a Câmara dos Vereadores de Niterói a ser exposta pelo Jornal “O Globo” como inoperante. O vereador Fernando de Oliveira Rodrigues, (FOR) sugeriu que o Presidente José Vicente Filho, envie ao referido jornal, os projetos já aprovados pela Casa.
E agora, continua valendo a exigência do vereador Marival, mesmo depois do seu pedido de afastamento da Mesa Diretora?

Nota 2
– Nesta terça-feira (27/05), o Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento o vereador Carlos Macedo e na presença dos vereadores Waldeck Carneiro e Renatinho, deu início à segunda Audiência Pública da LDO de 2009. Somente quatro moradores do Pé Pequeno, reivindicando a promessa feita e ainda não cumprida pelo governo do Prefeito Godofredo Pinto em fazer uma rampa na Rua Miracema e querendo saber será incluída no orçamento; um representante do Fé e Cidadania e um representante do FPO de Niterói, compareceram.
Por não se sentir contemplada em suas sugestões e reivindicações, a população está cada vez mais desinteressada desse processo que deveria ser democrático e participativo, fazendo com que a audiência não durasse mais do que 30 minutos!

Nota 3 - A proposta do vereador Magaldi, chegou a dar um susto em seus pares e nas pessoas que acompanhavam a sessão: Criar um pedágio em Niterói na Ponte Costa e Silva para conter os bandidos que vêm assaltar em Niterói e principalmente na Alameda!
Alegou que alguém tem que ter alguma idéia sobre o assunto!
Será que ele acha que a cidade tem pouco congestionamento?

Nota 4
– Por que será que os nossos vereadores, vivem apresentando projetos com o mesmo teor de outros já aprovados e sancionados? Será que é por que não estão disponíveis no Sistema da Casa ou por falta de interesse dos gabinetes em se informarem, ou até quem sabe, porque não são executados?

quinta-feira, 22 de maio de 2008

CONVITE

CONVITE
O FÓRUM MUNICIPAL DO LIXO E CIDADANIA DE NITERÓI
E
O FÓRUM MUNICIPAL DO LIXO E CIDADANIA DE SÃO GONÇALO,
CONVIDAM PARA O 1º DEBATE
"POLÍTICAS PÚBLICAS:
O LIXO E A COLETA SELETIVA INCLUSIVA."
DIA 28 DE MAIO (QUARTA-FEIRA)
às 19 h
NA CÂMARA MUNICIPAL DE NITERÓI



Fórum Municipal Lixo e Cidadania de Niterói

Reuniões aos sábados, 17 horas
Igreja Santuário das Almas
Rua Álvares de Azevedo, XXX - Icaraí

OCASIONAL OU INTENCIONAL



A Câmara Municipal de Niterói, está sendo alvo de um grande “mico”. Discussões, defesas, acusações, enfim, a verdade é que houve um equívoco injustificável na votação do Projeto de Lei nº. 33/2008, que foi votado no dia 14/05/2008 (quarta-feira) e que chegou a plenário com uma redação diferente daquela que havia sido enviada pelo DL (Departamento Legislativo) aos gabinetes, havendo, portanto, interpretações diferenciadas entre os vereadores, pois uns dizem que votaram no parágrafo único e outros no Art. 1º.
Projeto de Lei nº. 33/2008
“Autoriza o Poder Executivo a contratar financiamento junto à União, por meio da Caixa Econômica Federal, na qualidade de Agente Financeiro, a oferecer garantias e dá outras providências correlatas”.
Art. 1º ´Fica o Poder Executivo autorizado a contrair e garantir financiamento junto a União, através da Caixa Econômica Federal, até o valor de R$ 9.700.000,00 (nove milhões e setecentos mil reais), obedecidas as demais prescrições legais à contratação de operações especiais, que visa à implantação do Programa de Saneamento para Todos, afim da execução do projeto de macro drenagem da Rua Presidente Backer, no bairro de Icaraí.
Parágrafo único: Os recursos resultantes da operação de crédito autorizada neste artigo
São provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e serão obrigatoriamente aplicados na execução de projeto integrante do Programa Nacional de apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros (PNAFM).

Em nossa avaliação, isso acontece, porque: ou não há interesse, ou porque os assuntos a serem discutidos e votados em cada sessão, não são disponibilizados com a antecedência que se faz necessária para o conhecimento e análise dos senhores vereadores. É indispensável um empenho de toda a sociedade para que haja uma maior transparência no Legislativo e Executivo: SEM TRANSPARÊNCIA NÃO HÁ DEMOCRACIA.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

SALVEM O CINEMA ICARAÍ !

Segunda-feira, 19 de Maio de 2008

Um pequeno, mas valente grupo está retomando as manifestações em favor da preservação do Cinema Icaraí. Sabemos que não é fácil lutar contra a especulação imobiliária que tornou-se como uma praga na cidade de Niterói, mas também sabemos que nos mantermos apáticos só agravará o desânimo que tem se apossado da maioria da população que já não acredita nos políticos e caminha para achar que também o povo não tem força suficiente para mudar atos descabidos de autoritários governantes, seja no executivo, seja no legislativo. O que precisamos é da participação da população aos atos que estão sendo programados para salvar o Cinema Icaraí. No dia 01/06 às 10h, esperamos você, sua família e amigos em frente ao cinema. Se você tiver fotos ou artigos que falem do Cinema Icaraí, leve para construirmos um mural de sua história. Manifeste-se também nesse blog, pois ele é um espaço democrático e aberto a todos e todas que lutam pelo direito sagrado de cidadania que é participar das decisões em sua cidade, estado e país.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

AVE MARINA

Recebi de uma amiga e partilho com meus amigos e amigas.


Lembro-me daquela mulher que de perto me pareceu tão frágil na “1ª Conferência Nacional de Cultura” em Brasília, em dezembro de 2006. Aquela doce mulher, de estrutura tão franzina quanto a da madre de Calcutá que eu já admirava tanto, me impressionou muito. Ela estava apenas de passagem pela conferência, fora apenas cumprimentar os participantes.
Deram-lhe o microfone e ela começou a declamar um poema que havia acabado de escrever. No imenso salão se fez o mesmo silêncio da floresta amazônica, quando canta o Uirapuru.

Aquela mulher era Marina Silva que durante todos esses anos em que esteve no Ministério do Meio Ambiente não demonstrou ser aquela figura frágil que conheci em Brasília. Pelo contrário, lutou como uma loba em defesa da floresta amazônica e dos povos que ali vivem.
A fragilidade de Marina Silva é a do bambu que se curva ao sabor dos ventos, mas não se quebra. Foi a impressão que me ficou. A pessoa que me fotografou com ela estava tão emocionada quanto eu, e a foto saiu tremida, imprestável. O que até hoje lamento.
Naquele Congresso de Cultura, em que ela apareceu como um cometa, apenas de passagem, foi a estrela maior. Depois do seu poema nada mais valia a pena ser dito ali. Melhor que tivéssemos vindo embora.
Hoje minha alma está de luto. O governo Lula perde sua maior estrela. Sua figura mais brilhante, mais carismática. Pra mim esta saída constitui uma derrota para todos nós. E encerro com um poema que escrevi há algum tempo, mas que pra mim diz o que sinto hoje:

o leme deste barco
está sem rota
a quilha rebentou
contra tantas tempestades
e eu me esqueci
o barco era de crepom
e chovia naquela noite

risomar...

quarta-feira, 14 de maio de 2008

"CADA UM EXERCE O SEU MANDATO DA MANEIRA QUE QUER."

“CADA UM EXERCE O SEU MANDATO DA MANEIRA QUE QUER”


Essa frase é bastante significativa, se levarmos em conta que ontem aconteceu na Câmara de Vereadores de Niterói, a primeira Audiência Pública da LDO 2009, com a ausência de 16 dos vereadores da Casa, levando-se em consideração que o total é de 18.
A referida frase foi dita pelo Vereador Carlos Macedo – Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, a partir da reflexão de Maria do Carmo Reis do Fórum Popular do Orçamento de Niterói, que questionou a ausência dos senhores vereadores, numa audiência de tão grande importância para o Município e que começou às 20h40 min, portanto com 40 minutos de atraso, o que já estava incomodando às cinco pessoas que compareceram, assim como aos funcionário requisitados para trabalhar.
Também os movimentos sociais devem fazer uma auto-avaliação no que diz respeito a sua participação, uma vez que, seja por desânimo em não ver suas reivindicações atendidas, seja por não acreditarem mais no processo participativo, deixam de comparecer. O vereador Paulo Eduardo Gomes que é um dos membros da comissão e esteve presente, entre outras coisas, destacou a arrecadação do município que estava prevista em 679 milhões para o ano de 2007 e conseguiu ultrapassar a meta com uma arrecadação de 810 milhões.
PRÓXIMA AUDIÊNCIA PÚBLICA DA LDO - 27 DE MAIO ÀS 20h

domingo, 11 de maio de 2008

SEM TRANSPARÊNCIA NÃO HÁ DEMOCRACIA

Este será um espaço de comunicação com pessoas que se interessam em saber um pouco mais sobre o que é e o que faz o Grupo Fé e Cidadania do Santuário das Almas.
Entre muitos trabalhos que vimos fazendo ao longo dos nove anos de existência, o acompanhamento ao legislativo da cidade, tem sido o mais desgastante e talvez o mais frustante que já fizemos.
Há quatro anos, em todas as sessões plenárias da Casa, pelo menos uma pessoa, pacientemente acompanha os trabalhos dos vereadores. O que é observado no que diz respeito à assiduidade, comportamento e participação em debates, agora poderá ser encontrado neste blog.
Sendo este um ano de eleições municipais, lembramos que é no nível local que se tomam as principais decisões para a implementação de políticas públicas que atendam às necessidades do povo. Medidas para melhorar a educação, a saúde, o saneamento, o lazer são discutidas e aprovadas pela Câmara de Vereadores, para serem executadas pela Prefeitura. Portanto, uma escolha consciente e bem avaliada do seu candidato(a), será um passo importante para uma melhoria de vida de toda a população. Nós do Fé e Cidadania porém, acreditamos que a responsabilidade cidadã de cada pessoa, vai além do voto democrático e consciente. Ele tem que se estender a um acompanhamento cuidadoso e atento daqueles(as) que são responsáveis por decisões importantes na cidade. Exigir que haja transparência nos gastos públicos é uma das grandes reivindicações do Fé e Cidadania, assim como uma maior transparência nos Projetos apresentados pelos vereadores, para que a população possa se manifestar a favor ou contra.
Foi por esse motivo, que em agosto de 2007, o F&C encabeçou um abaixo-assinado contendo 3204 assinaturas, pedindo a implementação do site da Câmara, e que ele contivesse todas as informações necessárias para um verdadeiro acompanhamento. Passados nove meses,
o tempo de uma gestação, infelizmente, ainda não podemos contar com essa ferramenta democrática. Não é possível encontrar-se como cita o Regimento Interno, a pauta completa 24 horas antes de cada sessão plenária; não se encontra uma ata atualizada e muito menos os Projetos dos vereadores. Convidamos a acessarem o site www.camaramunicipaldeniteroi.com.br e ao constatarem essas irregularidades, comunicarem-se com a Mesa Diretora, exigindo mais transparência. SEM TRANSPARÊNCIA NÃO HÁ DEMOCRACIA.

quinta-feira, 8 de maio de 2008