terça-feira, 3 de novembro de 2009

Organizando Grupos de F&P - 1


Muitas pessoas não sabem exatamente o que é o Movimento de Fé e Política.
Vamos fazer em pequenos artigos, algumas colocações que talvez, ajudem a entender em que se baseiam e se alimentam esses grupos que existem pelo Brasil afóra. Quem sabe, você que está lendo este artigo, conhecendo melhor as propostas, não se anime a participar de um grupo de F&P em sua cidade? "A colheira é grande, mas os trabalhadore são poucos." (Mt 9, 37)
Começaremos pelos Princípios que regem o Movimento F&P.

PRINCÍPIOS DO MOVIMENTO FÉ E POLÍTICA

Existem no Brasil inúmeros grupos de pessoas que, inspiradas na mensagem evangélica, atuam em movimentos populares, sindicatos, partidos políticos e outros espaços de organização social.
Algumas se reúnem em grupos informais de reflexão,celebração e aprofundamento. A maioria, porém, se sente isolada e necessita de meios de reflexão para a sua prática. É nesse contexto que atua o Movimento Fé e Política.
Este Movimento é ecumênico, não confessional e não partidário. Está aberto a todas as pessoas que consideram a política uma dimensão fundamental da vivência de sua fé, e a fé o horizonte de sua utopia política. Voltado para a construção de uma sociedade alternativa ao capitalismo neoliberal, o Movimento tem o objetivo de fomentar a reflexão política, a vida espiritual e a subjetividade daqueles que estão comprometidos com uma prática política e social.
Os participantes do Movimento Fé e Política atuam em movimentos sociais, organizações populares ou partidos políticos; assumem a causa dos pobres, dos oprimidos e dos excluídos; conferem prioridade à conscientização e organização popular recusam a manipulação das bases; afirmam as classes populares como principal sujeito da própria história; rejeitam todos os valores calcados no individualismo e na absolutização do mercado e reafirmam, como valores fundamentais para o ser humano, a solidariedade, a cooperação e o direito de todos à vida em plenitude, comprometem-se com o exercício da cidadania ativa e a construção de uma sociedade socialista, democrática, plural e planetária.
O Movimento Fé e Política pretende ser um serviço de formação e informação sobre questões de política, cultura, ecologia, ética e espiritualidade. Ele pretende reforçar e estimular a experiência dos grupos de reflexão, celebração e aprofundamento.

Itatiaia (RJ), 3 de outubro de 1999.Vigília da festa de São Francisco

Nenhum comentário: