quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Organizando Grupos de F&P - 2

Dando continuidade à proposta de ajudar a conhecer em que se baseia o Movimento de Fé e Política, escolhemos textos da Cartilha organizada pela Arquidiocese de Belo Horizonte, " ORGANIZANDO GRUPOS DE FÉ E POLÍTICA.

O que é fé?
A fé é um modo de existência, um modo de ser no mundo.
Não é um ato dentre outros, mas uma atitude, uma opção de vida que inspira todos os demais atos da nossa vida. Para o cristão, ter fé é viver na dimensão do Reino, o que implica uma decisão radical e total (Lc 14, 26-33; Mt 13,44-45). A fé se manifesta externamente de muitos modos. Ela busca a totalidade e ao se restringe a um setor da vida, ao culto, por exemplo.
A fé se expressa no mundo na forma de ações, como prática que transforma o ser e transforma o mundo, portanto, ela se manifesta como práxis. E se é práxis, a fé traz em si o compromisso social, e o encaminhamento das questões sociais passa, necessariamente, pela política.
O que é política?
A política trata das relações de poder entre os cidadãos. A política é a expressão desse poder, ou seja, é a forma de explicitar os anseios de autonomia de indivíduos, grupos e povos. Portanto, ela não equivale somente ao governo ou à atividade dos políticos. Trata-se do exercício coletivo dos integrantes de uma sociedade, tendo em vista o bem comum, por meio da intervenção consciente no mundo, em busca de sua transformação e do aprimoramento da vida.
O que é bem comum?
O bem comum consiste no conjunto de todas as condições de vida que propiciem e favoreçam o desenvolvimento integral do ser humano.

Nenhum comentário: